Skip to content
quarta-feira, agosto 17, 2022
Últimas Notícias:
  • Metodologias para tratamento de efluentes têxteis: uma revisão
  • Rios da Europa secam e cientistas falam em pior seca dos últimos 500 anos
  • Geração de resíduos no mundo deve chegar a 3,4 bilhões de toneladas por ano até 2050
  • PPPs de saneamento devem bater recorde em 2022, dois anos após novo marco legal
  • Livro Marco Regulatório Do Saneamento Básico
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato
residuos

Economia circular: um meio para a sustentabilidade ambiental empresarial

  • Resíduos Sólidos
  • janeiro 24, 2022

Imagem Ilustrativa

Nos últimos anos, a temática da sustentabilidade ambiental ganhou um novo impulso com suas perspectivas estratégicas de desenvolvimento global.

A Agenda 2030, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Acordo de Paris são exemplos da adoção de processos mais inclusivos, socialmente justos e sustentáveis.

No nível empresarial, essa temática também vem ganhando impulso, pois as organizações estão cada vez mais engajadas em gerar valor sustentável, inserindo a sustentabilidade ambiental em suas estratégias e promovendo menores impactos ambientais ao desempenharem suas atividades no dia a dia.

Acontece que esse tema é bastante complexo e extrapola o mundo empresarial. Muitos gestores sentem dificuldade em planejar e inserir a sustentabilidade ambiental nas atividades executadas na empresa, em parte pela falta de habilidade para interagir com questões socioambientais e até mesmo ausência de formação em ciências naturais. Sob esse aspecto, surge a economia circular para concretizar a sustentabilidade ambiental no nível organizacional.

Nossa economia é baseada em um modelo tradicional, no qual os recursos passam pelo processo de extração, produção, utilização e descarte, em um sistema linear e finito. Já a economia circular baseia-se em um sistema regenerativo, em que mantemos os recursos em uso enquanto possível, extraindo deles o valor máximo, recuperando e regenerando os produtos e materiais no fim de cada ciclo de vida. A norma aqui é o reuso infinito de recursos sem prejuízo ao crescimento econômico.


LEIA TAMBÉM: Governo prepara marco legal para viabilizar produção de petróleo e gás a partir do lixo

Princípios da Economia Circular 

As organizações que desejam adotar os princípios da economia circular podem, inicialmente, reestruturar seu modelo de negócio, promovendo a circulação e compartilhamento de seus produtos. Isso inclui modelos de serviço que substituem a propriedade (pay-per-use, leasing, aluguel etc.), produtos desenhados para durar mais tempo, de forma que materiais e produtos possam ser utilizados sucessivas vezes (por exemplo, serviços de manutenção e opções de upgrade), e sistemas de troca e virtualização, nos quais os produtos são desmaterializados e oferecidos virtualmente como serviços.

Também podemos pensar na criação de fluxos circulares, que incluem as operações de reparo, reutilização, reforma, remanufatura e reciclagem de produtos, partes deles ou materiais. Os produtos pós-consumo, subprodutos e resíduos são reintroduzidos nos sistemas de produção como insumos, por meio dessas operações, garantindo que o valor dos materiais e da energia permaneça circulando nas cadeias de suprimentos.

A transição de uma economia linear para uma economia circular requer novos padrões de consumo e produção sustentável. Os gestores empresariais devem adotar novas estratégias para implementar a economia circular no nível organizacional, por meio de ações como o uso de matérias-primas renováveis no processo produtivo, extensão do ciclo de vida dos produtos, redução, reutilização e reciclagem de recursos. Vale destacar que o uso de novos produtos e serviços digitais baseados na internet, além de tecnologias disruptivas que substituem tecnologias antigas, merecem especial atenção dos gestores.

Essas ações precisam ser percebidas na prática cotidiana das organizações, para que o progresso alcançado na sociedade moderna, via desenvolvimento de produtos e serviços, caminhe com o uso inteligente dos recursos naturais.

Fonte: Jornal de Jales.

AnteriorAnteriorANA abre consulta pública nesta segunda-feira (24) para participação da sociedade nas contribuições dos temas sobre recursos hídricos que farão parte da Agenda Regulatória até 2023
PróximoGeração de resíduos aumenta 4% com brasileiro em casa durante a pandemiaPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Metodologias para tratamento de efluentes têxteis: uma revisão

1 min de leitura

Este trabalho compilou diversos estudos científicos, nacionais e internacionais, relacionados ao tema de tratamento de efluentes têxteis, trazendo uma visão ampla sobre como o assunto vem sendo abordado em todo o mundo.

Além dos testes de dessorção na exploração de gás associado ao carvão (CBM)

1 min de leitura

O objetivo desta pesquisa é analisar informações recentes sobre o uso de isotermas de adsorção, ensaios em isótopos de C 13e deutério, cromatografia gasosa e modelagem de permeabilidade.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

8° Encontro Nacional das Águas

Congresso bienal dedicado ao debate dos principais temas que afetam o saneamento básico e a iniciativa privada.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Parceiros

bf-dias
Penetron
logo-netzsch
Conaut
suez
Superbac
aquamec
logo-bioproj
clean environment brasil
paques-logo-home.jpg
DENORA

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.