saneamento basico

Energia de biomassa

O termo “biomassa” refere-se a matéria orgânica que tem armazenada energia através do processo da fotossíntese. Ele existe sob uma forma como as plantas e pode ser transferido através da cadeia alimentar para os organismos dos animais e os seus resíduos, os quais podem ser convertidos para uso humano todos os dias através de processos tais como a combustão, o que liberta o dióxido de carbono armazenado no material vegetal.

Muitos dos combustíveis de biomassa utilizados hoje em dia vêm na forma de produtos de madeira, vegetação seca, resíduos de culturas e plantas aquáticas. Biomassa tornou-se uma das fontes renováveis ​​mais comumente usados ​​de energia nas últimas duas décadas, perdendo apenas para a energia hidrelétrica na geração de eletricidade.

É um tal fonte amplamente utilizada de energia, provavelmente devido ao seu baixo custo e natureza indígena, que responde por quase 15% da oferta total de energia do mundo e, tanto quanto 35% nos países em desenvolvimento, principalmente para cozinhar e para aquecimento.

A biomassa é uma das fontes mais abundantes e bem utilizados de energia renovável do mundo.De um modo geral, é matéria orgânica produzida pela fotossíntese da luz. O material químico (compostos orgânicos de átomos de carbono) são armazenados e, em seguida, pode ser utilizado para gerar energia. A biomassa mais comum usado para a energia é madeira de árvores. A madeira tem sido utilizada pelos seres humanos para a produção de energia para o aquecimento e para cozinhar um tempo muito longo.

A biomassa foi convertido por partial-pirólise em carvão durante milhares de anos. Carvão vegetal, por sua vez, tem sido usado para forjar metais e para a indústria de luz para milênios.Ambos madeira e carvão fazia parte da espinha dorsal do início Revolução Industrial (tanto no norte da Inglaterra, Escócia e Irlanda foram desmatados para produzir carvão) antes da descoberta do carvão para obter energia.

Madeira ainda é amplamente utilizado para a energia em ambas as situações domésticas, e na indústria, particularmente na madeira, papel e celulose e outras indústrias relacionadas com a silvicultura. Woody biomassa responde por mais de 10% da energia primária consumida na Áustria, e é responsável por muito mais da energia primária consumida na maior parte do mundo em desenvolvimento, principalmente para cozinhar e aquecer o espaço.

É usado para gerar vapor, que, por sua vez, é usado como um subproduto para gerar eletricidade. considerável pesquisa e trabalho de desenvolvimento está em andamento para desenvolver gaseificadores menores que produzem eletricidade em pequena escala. Para o momento, no entanto, a biomassa é utilizada para geração de eletricidade off-grid, mas quase exclusivamente numa larga, em escala industrial.

Há duas questões que afetam a avaliação da biomassa como uma solução viável para o nosso problema de energia: os efeitos da agricultura e da produção de biomassa e os efeitos da conversão de uma fábrica de biomassa em energia utilizável ou eletricidade. Há tantos benefícios ambientais e económicos como existem malefícios para cada questão, que apresenta um desafio difícil em avaliar o sucesso potencial da biomassa como combustível alternativo.

Por exemplo, a substituição do carvão por biomassa pode resultar em “uma considerável redução das emissões de dióxido de carbono líquido que contribuem para o efeito de estufa”. Por outro lado, o uso de madeira e outros materiais vegetais para combustível pode significar desmatamento. Estamos todos conscientes dos problemas associados com florestas de desnudamento e corte generalizado clara pode levar a contaminação das águas subterrâneas e padrões de erosão irreversível que pode literalmente mudar a estrutura da ecologia mundial.

A biomassa tem de ser considerado na busca de uma fonte alternativa de energia que é abundante em uma ampla escala ainda maneira não destrutiva, uma vez que é capaz de ser aplicada a todos os níveis da sociedade. Embora as plantações de árvores tem “grande promessa” no fornecimento de uma fonte de energia, “uso comercial efectivo de combustíveis crescido-plantação para geração de energia é limitada a algumas experiências isoladas.”

Suprir as necessidades atuais de energia dos Estados Unidos exigiria uma área de um milhão de milhas quadradas. Isto é cerca de um terço da área dos 48 estados contíguos.

Não há nenhuma maneira que as plantações poderiam ser implementadas a esta escala, para não mencionar que o esgotamento do solo seria eventualmente ocorrer. Biomassa não pode substituir a nossa actual dependência de carvão, petróleo e gás natural, mas pode complementar outras fontes de energia renováveis ​​como a energia solar e eólica.

De acordo com Flavin e Lenssen do Instituto Worldwatch , “Se a contribuição de biomassa para a economia mundial de energia está a crescer, será necessário inovações tecnológicas, de modo que a biomassa pode ser convertida em energia utilizável de maneiras que são mais eficientes, menos poluentes, e pelo menos tão econômico quanto as práticas de hoje. ” Quando temos o apoio do governo suficiente e tem colocado terra suficiente para o crescimento contínuo de culturas energéticas para a energia à base de biomassa , podemos ter uma forma bem sucedida de energia alternativa.

Mas “enquanto os preços mundiais de carvão, petróleo e gás são relativamente baixos, o estabelecimento de plantações dedicadas ao fornecimento de energia elétrica ou de outras formas mais elevados de energia ocorrerá somente onde existem subsídios financeiros ou incentivos ou em que outras fontes de energia não estão disponíveis . “Embora é atualmente utilizada em todo o mundo, a energia da biomassa não é claramente capaz de sustentar as necessidades de energia do mundo por conta própria.

Fonte: http://meioambienterio.com/2016/04/16088/energia-de-biomassa/
Foto: Divulgação

Últimas Notícias: