saneamento basico

Estudo de Caso sobre Biomassa Florestal no Oeste do Paraná é apresentado no CIBIO 2016

As florestas energéticas foram tema de palestras durante o CIBIO 2016, mas para exemplificar melhor o tema, o palestrante e gerente de projetos do Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás), Giordano Corradi, mostrou um estudo de caso realizado no Oeste do Paraná.

Abrangendo as principais cidades como Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu, o estudo destacou informações importantes sobre a região para o setor renovável do estado. Cerca de 24% da produção de grãos é produzida no oeste, 29% das empresas que exportam frango são da região e também 45% dos rebanhos suínos estão localizados nessa parte do Paraná.

Além da produção de biogás, que pode ser gerada a partir dos dejetos dos animais, a produção de biomassa florestal está se desenvolvendo aos poucos, contribuindo com pequenos proprietários rurais.

Apesar de boas expectativas, o estudo de caso destacou algumas estratégias que estão sendo feitas para que a produção aumente ainda mais, dentre elas estão à seleção de áreas pela metodologia de tvf, florestas descentralizadas, adubação com biofertilizante, um manejo florestal destinado a biomassa energética e também florestas de baixo custo.

De acordo com Corradi a ideia é produzir mais florestas energéticas, de forma que o meio ambiente seja favorecido e o pequeno proprietário rural também. “Estimular a utilização de terras que devido a algum motivo não estejam sendo utilizadas para o uso intensivo, para o uso com florestas energéticas para atender principalmente o Agronegócio” explicou ele.

O estudo realizado fez uma analise de todo o processo utilizado pelas propriedades rurais selecionadas. Desde a adaptação de equipamentos para o plantio das florestas até o seu plantio em época de corte. As propriedades familiares escolhidas vão permitir que o estudo gere dados, produza mais estudos e também valide resultados.

Corradi ressalta que estudos como este desenvolvido no Paraná contribuem para que o setor de biomassa florestal acredite no seu potencial e invista cada vez mais. A ideia de selecionar uma propriedade rural é uma alternativa para a regularização do balanço de oferta e demanda de biomassa florestal para fins energéticos.

Fonte. Biomassa BR

Últimas Notícias: