saneamento basico

Preço da energia elétrica sofre reajuste 24% menor que em relação ao ano passado

Segundo a Aneel o cálculo para o reajuste da tarifa, é baseado na variação de custos associados à prestação do serviço de distribuição de energia

Foi aprovado nesta terça-feira, 05, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o reajuste tarifário anual do serviço fornecido pelo Energisa, em Mato Grosso. O aumento será de mais de 9%, para os consumidores residenciais, que passam a valer e passam a valer já na próxima semana. Em março do ano passado o aumento tarifário para consumidores residenciais foi de 33%.

O reajuste é anual e legal segundo a companhia que fornece energia elétrica, e começa a ser aplicado na próxima sexta-feira, 08. O aumento atinge os 141 municípios do Estado. Os consumidores residenciais terão alta de 9,11% das contas de luz. A classe de consumo industrial contará com um aumento de 7,58%. O novo patamar de custo da energia valerá pelos próximos 12 meses, até a próxima data de reajuste anual.

Segundo a Aneel o cálculo para o reajuste da tarifa, é baseado na variação de custos associados à prestação do serviço de distribuição de energia. Também são levados em conta, segundo a agência, os custos de aquisição de energia e o uso do sistema de transmissão, além do conjunto de encargos setoriais.

A redução foi possivel devido a Lei que prorroga as concessões de geração de energia elétrica, além de reduzir encargos setoriais de forma a oferecer tarifas menores ao consumidor que foi sancionada, pela presidenta Dilma Rousseff (PT), em janeiro deste ano. A nova legislação renova as concessões de distribuidoras e geradoras de eletricidade e cria as condições para a redução média de 20,2% nas contas de energia.

O governo decidiu antecipar a renovação das concessões para as empresas de geração, de transmissão e de distribuição de energia elétrica que venceriam de 2015 a 2017, o que possibilitou a redução das tarifas, além de reduzir ou retirar encargos do setor.

Fonte: 24 Horas News
Foto: Divulgação/24 Horas news

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »