saneamento basico

São Pedro da Aldeia, RJ, é a primeira cidade do país autorizada a captar biogás de aterro sanitário

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) concedeu a primeira autorização do Brasil para captação de biogás em aterro sanitário de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio.

A certificação, dada à empresa Dois Arcos Gestão de Resíduos no último dia 21 de setembro, permite transformar o biogás, que é poluente, em biometano, que é um combustível renovável.

A empresa Dois Arcos informou que até o final de outubro deste ano termina a fase de teste de segurança, uma exigência da ANP, para dar início à comercialização para indústrias e postos de combustíveis por meio de caminhão-tanque.

Segundo Rafael Silveira, representante da empresa Dois Arcos, a comercialização do biometano vai gerar empregos e mais renda para a cidade, além de aumentar a arrecadação de impostos, como o Imposto Sobre Serviços (ISS) e ICMS Verde (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

“Agora, com a planta de Biogás em pleno funcionamento, esses números só tendem a aumentar. São Pedro da Aldeia é campeã de arrecadação de ICMS Verde nos últimos anos, e um dos motivos é o fato de que o município sedia um Aterro Sanitário”, explica Silveira.

Transformação

O biogás é um gás poluente, resultado da decomposição de resíduos sólidos urbanos, porém, ao ser transformado em biometano, pode ser usado para abastecer veículos, indústrias, caldeiras, geradores e residências.

A usina do município da Região dos Lagos produz 10.000 m³ do combustível por dia, o que é suficiente para abastecer uma frota de 660 veículos diariamente, informou a Prefeitura.

 Fonte: G1.
Últimas Notícias: