saneamento basico

Resíduos sólidos urbanos podem ser transformados em energia limpa

Uma das soluções mais eficientes para acabar com os lixões no País seria a produção de energia limpa com os resíduos sólidos urbanos (RSU). A produção de RSU no país foi de 78,6 milhões de toneladas em 2014, que poderiam, pelo processo de gaseificação (transformação em gases), gerar cerca de 39,3 terawatts/hora (TWh), o suficiente para abastecer mensalmente 20 milhões de residências ou cinco vezes uma cidade como São Paulo no mesmo período.

A informação é do Instituto de Tecnologia Aplicada e Qualificação (ITAQ), um dos organizadores da Thermal Convertion Solutions (TCS Brasil’16), evento que irá reunir especialistas para apresentar propostas de soluções tecnológicas sustentáveis para a matriz energética brasileira.

A conferência que acontecerá de 1º a 3 de junho, em Foz do Iguaçu, trará à mesa de discussão os principais desafios que o Brasil enfrenta atualmente na área de RSU e energia. “Essa mudança garantirá tanto uma produção limpa de energia como a tão sonhada descentralização da matriz energética, não dependeremos somente da geração hidráulica para abastecer o país”, afirma Everson Talgatti, presidente da Comissão Organizadora da TCS Brasil’16 e CEO do ITAQ.

Fonte: DC
Foto: Divulgação/DC

Últimas Notícias: