saneamento basico

aQuamec: Contêiner para tratamento de água é destaque no 66° Congresso Estadual de Municípios

Contêiner tratamento de água

Primeiramente a aQuamec participou do 66° Congresso Estadual de Municípios que aconteceu entre os dias 11 a 15 de março, de 2024, em Campos do Jordão, SP.

Durante o encontro divulgamos nossa Unidade Móvel de Filtração por Membranas, projetada num contêiner com capacidade de filtração de 180 mil litros de água tratada por hora.

Recebemos amigos e parceiros que prestigiaram com sua visita nosso contêiner de tratamento de água, estacionado na entrada do Centro de Convenções Dória.

Ademais foram cinco dias de trabalho na promoção de nossa Unidade Móvel de Filtração por Membranas para os prefeitos, secretários municipais, gestores públicos, assessores parlamentares e empresários dos municípios do Estado de São Paulo. O evento foi voltado para gestores públicos paulistas, que reuniu durante cinco dias, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Estado e da União, para discutir os assuntos relevantes aos municípios.

LEIA TAMBÉM: Mais Oxigênio Para Estações De Tratamento De Esgoto

Pois o tratamento de água é uma das maiores pautas entre candidatos e eleitores para o pleito deste ano. Mas o Ranking do Saneamento divulgado em março deste ano, pelo Instituto Trata Brasil, apontou que Maringá (PR) foi a primeira colocada, seguida de São José do Rio Preto (SP) e Campinas (SP) entre as cidades com as melhores condições de saneamento básico no Brasil. Portanto pela primeira vez na história do Ranking, três municípios alcançaram a pontuação máxima. São consideradas universalizadas as localidades que contam com 99% de sua população com acesso à água tratada e 90% com coleta e tratamento de esgoto. O número foi estipulado pela Lei 14.026/2020, o “Novo Marco Legal do Saneamento Básico”.

Contêiner tratamento de água

Foto 2024: Phablo Gouvêa.

Segundo o encontro contou com mais de 4 mil congressistas e expositores. Então na terça feira, 12, tivemos um painel dedicado para discutir o saneamento na gestão pública. Entre os debatedores e público a privatização da Sabesp também foi mencionada. A este respeito, no encerramento do congresso o governador Tarcísio de Freitas, presente no evento, disse que “nenhum projeto do governo vai deixar um legado maior do que esse. Serão R$70 bilhões em investimento com uma repercussão econômica que será enorme”, explicou. O secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, que já foi presidente da APM. Ressaltou que, hoje, é impossível levar qualidade de vida às cidades sem integração com as esferas federal e estadual. “Todos os municípios de São Paulo têm uma qualidade de vida extraordinária. Mas há centenas de bolsões de pobreza e miséria”, contemporizou Kassab. “A situação precisa ser enfrentada”, continuou.

Tratamento de Água

Portanto o contêiner para tratamento de água chamou a atenção dos congressistas que ficaram impactados com sua capacidade de potabilização e abastecimento. Participaram do evento os representantes da Aquamec, Jamil Freitas, Hilton Junior, Phablo Gouvêa e o diretor Marco Formicola. Então foram distribuídas mais de 1500 lâminas de divulgação da nossa Unidade Móvel de Filtração por Membranas, além de brindes para os visitantes.

LEIA TAMBÉM: Versáteis e projetadas em contêineres: Como funcionam as unidades móveis de filtração para tratamento de água da Aquamec?

Em suma realizado anualmente há 66 anos, o evento promovido pela APM é ponto de encontro, de construção, de alianças, mas sobretudo, de aprendizagem. Pois um espaço seguro, que recebe também a iniciativa privada e a sociedade civil. Segundo para o debate de ideias e de propostas, seja em forma de palestras e discussões plenárias. Então seja no espaço de convivência, onde acontece a exposição de produtos e projetos que visam auxiliar os gestores municipais na busca de soluções e inovação na esfera pública.

Últimas Notícias: