Cagece Ultrafiltração ETA
Primeiramente uma tecnologia de tratamento de água por ultrafiltração está sendo adotada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para garantir maior qualidade da água tratada e distribuída para a população.
A tecnologia está sendo implantada no sistema integrado de abastecimento das cidades de Horizonte, Pacajus e Chorozinho, que está sendo ampliado com um investimento de R$ 138 milhões.
Além desse sistema, duas novas Estações de Tratamento de Água (ETAs) da companhia também contarão com a mesma tecnologia: ETA do sistema Malha D’água, localizada em Banabuiú, e a ETA de Cumbuco, no município de Caucaia.
LEIA TAMBÉM: Novo PAC: água e esgoto devem receber R$ 8,5 bilhões em investimentos por ano até 2026
Portanto Neuma Buarque, superintendente de Controle e Qualidade da Cagece, destaca a implantação da tecnologia de ultrafiltração como uma medida de melhoria, modernização e aumento da segurança do tratamento da água.
“A ultrafiltração se apresenta como uma tecnologia mais apropriada para o cenário que estamos vivenciando hoje. As águas dos nossos mananciais superficiais estão cada vez mais ricas em nutrientes, matéria orgânica e contaminantes. A ultrafiltração é um avanço de inovação tecnológica para a Cagece conseguir remover o máximo de substâncias indesejadas nessa água e com o custo ainda razoável”, explica.
Cagece Ultrafiltração ETA
De acordo com o engenheiro e fiscal de contrato da Cagece, Raúl Tigre, a tecnologia de ultrafiltração traz ainda outras vantagens para a população e o meio ambiente.
“As ETAs que utilizam essa tecnologia são bem mais compactas que as de tecnologia tradicional, ocupando uma área de construção inferior. Além disso, elas possuem baixa produção de rejeitos e ainda garantem o padrão de qualidade e potabilidade estipulado pelas portarias de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano do Ministério da Saúde”, explica.
Contudo a previsão da Cagece é que essas primeiras ETAs já distribuam água ultrafiltrada para a população no ano de 2024. A companhia tem planos ainda para implantar a mesma tecnologia nas demais estações de tratamento de água do estado e assim aumentar a segurança da qualidade da água distribuída em todo o Ceará. O levantamento dos outros sistemas e os custos para a implantação já estão em curso.
CONFIRA AS TECNOLOGIAS DE ULTRAFILTRAÇÃO
Fonte: GOV.