saneamento basico

Governo Federal se reúne com setor de energia para debater Plano Nacional de Recursos Hídricos

Evento foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, a ANA.

Imagem Ilustrativa

Discutir e elaborar o Plano Nacional de Recursos Hídricos para o período de 2022 a 2040. Esse foi o objetivo de encontro virtual realizado pelo Governo Federal com representantes do setor de energia. O evento foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, a ANA.

Wilson Melo, diretor de Recursos Hídricos e de Revitalização de Bacias Hidrográficas do MDR, destaca que o planejamento da gestão das águas no Brasil está diretamente ligado à geração energética.

“A água é essencial para a produção de biocombustíveis e os reservatórios das usinas hidrelétricas contribuem, significativamente, para além de ampliar a segurança energética, também ampliar a segurança hídrica”.


LEIA TAMBÉM: Área de seca moderada avança no Ceará em abril e chega ao maior percentual desde fevereiro de 2020


Recursos Hídricos

Esta é a segunda oficina setorial realizada para estabelecer diretrizes, programas e metas para o Plano Nacional de Recursos Hídricos. O primeiro encontro foi realizado na semana passada, com foco no setor de saneamento. Para Wilson Melo, a expectativa com os eventos é positiva.

“Com a oficina de hoje nós esperamos construir estratégias conjuntas entre os planejamentos setoriais, de forma a definir ações e metas para o horizonte até 2040. Garantindo, assim, o desenvolvimento do Brasil”.

Na próxima terça-feira (01/06), o encontro será com o setor de agricultura e irrigação.

Fonte: Brasil 61.

Últimas Notícias:
Luta contra desperdício de água inclui ‘robô de Marte’ e cães farejadores

Luta contra desperdício de água inclui ‘robô de Marte’ e cães farejadores

A cada três litros de água tratada que saem de uma estação de saneamento no Brasil, um desaparece antes de chegar à torneira de alguém. Além disso, o indice médio de perdas em 2024 (39,5% segundo estudo do Instituto Trata Brasil e da consultoria Ex Ante). É o dobro do considerado aceitável e bem acima da média de 15% dos países desenvolvidos e poderia ser suficiente para resolver boa parte do déficit que ainda deixa 33 milhões de brasileiros sem acesso à água potável.

Leia mais »
Chega de tanta água jogada fora

Chega de tanta água jogada fora

Você já imaginou uma indústria perder 40% do que produz? Ficar apenas com os 60% restantes? Se uma padaria jogasse fora quatro em cada dez pães que assa, antes mesmo de abrir, todo mundo acharia um absurdo. No saneamento brasileiro, é exatamente o que acontece com a água tratada. O país perdeu quase 40% da água produzida em 2024 antes de chegar à torneira da população.

Leia mais »