saneamento basico
SP Represa Umuarama Obras Dessassoreamento

Governo de SP lança novo ciclo de perfuração de poços para aumentar oferta de água

Governo SP Perfuração Poços

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), acaba de iniciar mais um ciclo de perfuração de poços para ampliar a oferta de água nos municípios paulistas, medida que faz parte do Plano Estadual de Resiliência à Estiagem – SP Sempre Alerta.

Com investimentos previstos de R$ 93 milhões por meio do Daee, órgão gestor dos recursos hídricos no Estado, a iniciativa capta água subterrânea, localizada nos aquíferos, e instala a estrutura de bombeamento e de reservação para que os municípios façam a distribuição aos moradores.

Os poços aumentam a resiliência hídrica e contribuem inclusive para reduzir ou eliminar casos de racionamento.

CONFIRA AS SOLUÇÕES PARA PERFURAÇÃO DE POÇOS DA ENGEPER

As prefeituras interessadas têm até o dia 28 de agosto para demonstrar interesse em trazer a perfuração de poços para os seus municípios e preencher a documentação. As informações estão disponíveis no Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG).

Governo SP Perfuração Poços

Desde o final do ano passado, o governo do Estado já entregou 127 poços em diversas regiões do Estado, num investimento de R$ 134 milhões.

O estado de São Paulo registrou entre 2023 e 2024 o menor nível acumulado de chuvas em 24 anos. A iniciativa da perfuração de poços auxilia os municípios como mais uma alternativa de obtenção de água.

Além de garantir melhor infraestrutura para o agronegócio e o abastecimento de água para população, comércio e indústria. Assim incentivando a expansão de negócios e a geração de empregos.

Fonte: SP.

Últimas Notícias:

Programa Nacional do Metano Zero é incluído no Plano Nacional de Transição Energética, do Governo Federal

Brasília, 27 de maio de 2026 – O Programa Nacional do Metano Zero (MetanoZero), atualmente em tramitação no Senado Federal sob o Projeto de Lei (PL) nº 3.311/2025, passou a integrar oficialmente o Plano Nacional de Transição Energética (PLANTE). O programa do governo federal foi criado para coordenar a transição do Brasil rumo a uma matriz energética mais limpa, sustentável e de baixa emissão de carbono.

Leia mais »
Copasa altera regras de oferta de ações ligada à privatização

Copasa altera regras de oferta de ações ligada à privatização

A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) informou nesta 4ª feira (27.mai.2026) que fará mudanças nas condições da sua oferta pública secundária de ações. A medida afeta diretamente o processo de desestatização da companhia e exigirá a publicação de uma nova lâmina da oferta, além da atualização do cronograma da operação.

Leia mais »