saneamento basico
agua-tratada

João Pessoa/PB tem o melhor índice de acesso à água tratada do Nordeste

João Pessoa água tratada

A Paraíba melhorou nos últimos 15 anos os números sobre o acesso da população com água tratada e com coleta de esgoto. Mas os índices ainda são muito desiguais quando se compara a realidade de João Pessoa com a do resto da Paraíba. Enquanto a capital paraibana já atingiu 99,9% da população com água tratada, a Paraíba chegou a 83%. Com relação à coleta de esgoto, João Pessoa chegou a 81,6%, enquanto a Paraíba só está em 38,2% de cobertura. Os dados são do Instituto Trata Brasil, que monitora os avanços do saneamento básico e da proteção dos recursos hídricos do país.

Dados são do Instituto Trata Brasil. Paraíba enquanto estado tem índices piores do que o da capital.

Com relação ao resto do Nordeste, a Paraíba tem bons índices. No que diz respeito ao acesso à água tratada, a capital paraibana é dona da melhor cobertura da região. Em todo o Brasil, está em sexto lugar, atrás apenas de Campo Grande, Rio De Janeiro, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, únicas que já atingiram a marca de 100%. A Paraíba enquanto estado, por sua vez, tem a segunda melhor marca do Nordeste (atrás apenas do Rio Grande do Norte) e a 10ª do Brasil.

Já na questão da cobertura de coleta de esgoto, João Pessoa tem a segunda melhor marca (atrás de Salvador) e a Paraíba está na 10ª colocação nacional.

Se comparado a 2005, João Pessoa melhorou 3,1% e a Paraíba melhorou 8,1% os índices de acesso da população à água tratada. Não foi uma constante, a propósito, esse aumento quando se comparado resto do Brasil. Isso porque em 12 capitais e em 11 estados os índices nesse quesito foram reduzidos num intervalo de 15 anos.

Ao se analisar coleta de esgoto, por outro lado, João Pessoa melhorou 31% e a Paraíba 13,8%. E nesse quesito sim essa foi uma tendência. Todas as capitais com a exceção de Recife (que empatou) melhoraram seus índices em 15 anos. No que diz respeito aos estados, todos melhoraram.

João Pessoa água tratada

Na conclusão da pesquisa, o Trata Brasil destaca que, apesar dos inegáveis avanços do saneamento básico no Brasil, o número de brasileiros sem acesso a esses serviços ainda é grande. Ainda assim, 37 milhões de brasileiros conseguiram acesso à água tratada e 47,7 milhões conseguiram acesso à coleta de esgoto.

O estudo está baseado em informações do Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS), do Ministério do Desenvolvimento Regional, e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2005 a 2019, do IBGE. Além desses dados, são empregadas outras pesquisas do IBGE, como a Pesquisa Nacional de Saúde, a Pesquisa Anual da Indústria da Construção, a Pesquisa Anual dos Serviços e as Contas Nacionais Consolidadas.

Fonte: JP.

Últimas Notícias:

Programa Nacional do Metano Zero é incluído no Plano Nacional de Transição Energética, do Governo Federal

Brasília, 27 de maio de 2026 – O Programa Nacional do Metano Zero (MetanoZero), atualmente em tramitação no Senado Federal sob o Projeto de Lei (PL) nº 3.311/2025, passou a integrar oficialmente o Plano Nacional de Transição Energética (PLANTE). O programa do governo federal foi criado para coordenar a transição do Brasil rumo a uma matriz energética mais limpa, sustentável e de baixa emissão de carbono.

Leia mais »
Copasa altera regras de oferta de ações ligada à privatização

Copasa altera regras de oferta de ações ligada à privatização

A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) informou nesta 4ª feira (27.mai.2026) que fará mudanças nas condições da sua oferta pública secundária de ações. A medida afeta diretamente o processo de desestatização da companhia e exigirá a publicação de uma nova lâmina da oferta, além da atualização do cronograma da operação.

Leia mais »