saneamento basico
Brasileiros Acesso a água

Manaus/AM chega a 100 mil famílias beneficiadas com Tarifa Social de água

Imagem Ilustrativa

O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou, na segunda-feira (25/07), a entrega simbólica de uma placa comemorativa para a 100ª mil família beneficiada pelo Tarifa Manauara, programa que concede desconto de 50% no pagamento das faturas de água e esgoto.

David destacou o sucesso do projeto que alcançou o topo do ranking da tarifa social no país

Durante a solenidade, o prefeito destacou o sucesso do projeto que alcançou o topo do ranking da tarifa social no país, beneficiando, aproximadamente, 500 mil pessoas na capital do Amazonas.

“Estamos comemorando o cadastro de 100 mil famílias na Tarifa Social, aproximadamente 500 mil pessoas, em Manaus, são contempladas com esse benefício. É uma parceria da Prefeitura de Manaus com a Águas de Manaus. Temos que comemorar um dos maiores índices de tarifa social do Brasil alcançado pela prefeitura. Esse foi um desafio que lancei para a empresa no começo da minha gestão e chegamos a essa marca de 100 mil famílias alcançadas na cidade de Manaus, praticamente 1/4 da cidade contemplada com a Tarifa Social. É uma expansão que a empresa está fazendo na sua rede e as pessoas passam a ter água em casa e condições de fazer os pagamentos”, enfatizou Almeida.

A marca histórica da Tarifa Manauara foi fruto de uma iniciativa que culminou na formação de um comitê envolvendo a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e a Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM-Água) que promoveu ações, como mutirões de cadastros.

Água

Na ocasião, o prefeito David Almeida entregou a placa comemorativa à dona de casa Ana Caroline, 29, que há seis anos mora na comunidade Coliseu 2, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, com seus dois filhos. Ela ressaltou que a chegada do serviço irá garantir uma melhor qualidade de vida para sua família.

“Para mim, foi show de bola, foi maravilhoso receber essa notícia que vou ter água em casa. Acabou esse perrengue de ter que ir e voltar lá de baixo para tomar banho na cacimba. Agora, vou ter água dentro de casa, na torneira do meu banheiro. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos. É uma nova realidade”, afirmou Ana.

A titular da Semasc, Jane Mara Moraes, citou que o objetivo da gestão municipal é continuar aumentando o número de famílias beneficiadas pelo programa. Ela explicou que o cadastro pode ser realizado nos mutirões organizados pela prefeitura ou em qualquer um dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) espalhados pela cidade.

“Essa marca é um reconhecimento de que precisamos continuar trabalhando por essa população mais vulnerável. Esse é só o começo. Todas as famílias que foram inseridas no Cadastro Único, que atualizaram os dados e apresentaram critérios para serem inseridas na redução da tarifa, serão beneficiadas sim. Nós completamos, no último sábado, o 11º mutirão. Então, com certeza esse número irá aumentar. Além disso, todos os dias os interessados podem procurar os nossos Cras para realizar o cadastro no sistema”, salientou a secretária.

Tarifa Manauara

A Tarifa Manauara é um benefício que representa desconto de 50% na fatura de água e esgoto. O programa é voltado às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social em todas as zonas da cidade, inclusive as que estão começando a receber água recentemente, por meio da ampliação da rede de distribuição.

“Levar dignidade para essas pessoas é motivo de muito orgulho para a Águas de Manaus. Queremos deixar este legado social na cidade. Para isto, fizemos estudos técnicos e sociais e nos empenhamos para garantir que cada dia mais famílias sejam beneficiadas com água potável em suas torneiras e com desconto de 50% no valor da fatura”, destacou o diretor-presidente da concessionária, Thiago Terada.

Fonte: Em Tempo.

Últimas Notícias:
O Mar Não é Estação de Tratamento O Futuro das Nossas Águas no Conama

O Mar Não é Estação de Tratamento: O Futuro das Nossas Águas no Conama

O Brasil está diante de uma decisão ambiental de enorme relevância, embora ainda pouco percebida pela sociedade: a revisão da Resolução Conama nº 430/2011, norma que estabelece as condições e padrões para o lançamento de efluentes em corpos hídricos. O que pode parecer um debate técnico restrito a especialistas, na verdade, impacta diretamente a qualidade de nossos rios, estuários, baías, manguezais, zonas costeiras e oceanos. Em outras palavras, afeta a saúde ecológica do país e, por consequência, a da população.

Leia mais »
Investimentos em saneamento na Baixada Santista crescem cinco vezes e alcançam R$ 980 por pessoa ao ano

Investimentos em saneamento na Baixada Santista crescem cinco vezes e alcançam R$ 980 por pessoa ao ano

Os investimentos em saneamento básico na Baixada Santista serão cinco vezes maior após a desestatização da Sabesp promovida pelo Governo de São Paulo. Serão R$ 8,1 bilhões em investimentos de 2026 até 2029 (média de R$ 2 bilhões por ano) para resolver desafios estruturais no abastecimento de água e esgoto. Além disso, R$ 2,43 bilhões já foram aplicados entre 2024 e 2025. Antes da desestatização, a média anual de investimentos foi de R$ 400 milhões por ano entre 2017 e 2024.

Leia mais »