saneamento basico
Sistema Abastecimento Água Campinas

Novo sistema de abastecimento levará água a 200 mil moradores na região de Campinas/SP

Sistema Abastecimento Água Campinas

O governador Tarcísio de Freitas acompanhou, na terça-feira (22), o início das obras de construção de um novo sistema da Sabesp que vai transportar mais água para os municípios de Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista, na região de Campinas.

Com investimento superior a R$ 170 milhões, o projeto vai instalar tubulações e uma estação de bombeamento para levar água da represa Paiva Castro, em Franco da Rocha, até a estação de tratamento de água que atende as duas cidades.

A iniciativa vai aumentar a segurança hídrica das duas cidades, especialmente no período seco. Com isso vai garantir aumento na oferta de água para tratamento na época de poucas chuvas. Nesse período a captação atual no Rio Jundiaí fica prejudicada pelo baixo nível do curso d’água.

LEIA TAMBÉM: Vai haver um projeto para a proteção contra inundações no Grande Porto

Também vai gerar empregos e contribuir para o desenvolvimento econômico da região ao assegurar água de qualidade para a indústria e o comércio. A obra beneficiará mais de 200 mil pessoas.

“Hoje damos o pontapé neste grande empreendimento, que vai transformar a região. Em determinadas épocas do ano, faltava vazão para atender a Campo Limpo e Várzea Paulista. Esse projeto vai enfrentar esse problema, levando água e dignidade, porque é o que a Sabesp sabe fazer. Estamos falando de dobrar nossa capacidade de produção de água bruta, um investimento que vai se materializar muito rapidamente para garantir a resiliência do nosso estado”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

Sistema Abastecimento Água Campinas

Com conclusão prevista para 2027, o projeto envolve a construção de uma estação elevatória de água bruta. A capacidade para transportar até 400 litros por segundo. Para viabilizar o transporte, serão instalados mais de 25 quilômetros de adutoras, tubulações. Que vão percorrer os municípios de Atibaia, Campo Limpo Paulista, Franco da Rocha e Francisco Morato. A captação será feita na Barragem Paiva Castro, localizada em Franco da Rocha, na Serra da Cantareira, e a água será transportada até a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Campo Limpo Paulista – responsável também pelo abastecimento de Várzea Paulista.

“Essa obra é muito representativa em relação à segurança hídrica e à integração dos municípios e da região. Vamos pegar 400 litros por segundo da Barreira Paiva Castro para trazer ao sistema de Campo Limpa Paulista, também integrado à Várzea Paulista, de forma a ajudar inclusive o Rio Jundiaí. Essa é a beleza do saneamento”, ressaltou a secretária de Estado do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

“As obras vão acompanhar o crescimento populacional e impulsionar o progresso da região. Nosso compromisso é levar saúde, dignidade e qualidade de vida a todos os paulistas”, afirmou Roberval Tavares, diretor de Engenharia e Inovação da Sabesp.

A Sabesp, por meio do projeto de universalização, vai ampliar o acesso à água potável e ao saneamento básico.

A Companhia assumiu o compromisso de antecipar em quatro anos as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento — de 2033 para 2029 —, proporcionando qualidade de vida, saúde e desenvolvimento sustentável para milhões de pessoas, ao mesmo tempo em que preserva os recursos naturais para as futuras gerações. Em 2024, anunciou que investirá mais de R$ 70 bilhões para alcançar esse objetivo.

Fonte: SP.

Últimas Notícias:
El Niño Armadores temem demora nas dragagens e nova crise na Amazônia

El Niño: Armadores temem demora nas dragagens e nova crise na Amazônia

Cerca de R$ 300 milhões teriam sido gastos pelo governo federal em dragagens emergenciais nas hidrovias da Amazônia nos últimos três anos. O problema, segundo armadores e operadores logísticos da região. É que boa parte dessas intervenções chegou tarde demais, quando a seca já havia produzido seus efeitos mais severos e os rios começavam a recuperar seus níveis. Agora, em ano de super El Niño, o setor teme a repetição desse roteiro.

Leia mais »
O Mar Não é Estação de Tratamento O Futuro das Nossas Águas no Conama

O Mar Não é Estação de Tratamento: O Futuro das Nossas Águas no Conama

O Brasil está diante de uma decisão ambiental de enorme relevância, embora ainda pouco percebida pela sociedade: a revisão da Resolução Conama nº 430/2011, norma que estabelece as condições e padrões para o lançamento de efluentes em corpos hídricos. O que pode parecer um debate técnico restrito a especialistas, na verdade, impacta diretamente a qualidade de nossos rios, estuários, baías, manguezais, zonas costeiras e oceanos. Em outras palavras, afeta a saúde ecológica do país e, por consequência, a da população.

Leia mais »
Investimentos em saneamento na Baixada Santista crescem cinco vezes e alcançam R$ 980 por pessoa ao ano

Investimentos em saneamento na Baixada Santista crescem cinco vezes e alcançam R$ 980 por pessoa ao ano

Os investimentos em saneamento básico na Baixada Santista serão cinco vezes maior após a desestatização da Sabesp promovida pelo Governo de São Paulo. Serão R$ 8,1 bilhões em investimentos de 2026 até 2029 (média de R$ 2 bilhões por ano) para resolver desafios estruturais no abastecimento de água e esgoto. Além disso, R$ 2,43 bilhões já foram aplicados entre 2024 e 2025. Antes da desestatização, a média anual de investimentos foi de R$ 400 milhões por ano entre 2017 e 2024.

Leia mais »