saneamento basico
Regulamentação de reúso de água

Porcentagem de Reúso de Água no Mundo

Reúso de Água no Mundo

Atualizamos nosso Mapa de Porcentagem de Reúso de Água no Mundo e queremos compartilhar os últimos dados sobre a prática em diferentes países.

Esse mapa esquemático vem sendo produzido no âmbito do nosso grupo de pesquisa.

Dizemos que “vem sendo produzido”, porque ele está em constante construção/atualização, a cada nova informação que acessamos.

Trata-se de um retrato geral do percentual de reúso de água em diferentes regiões. É possível observar como alguns países, por força da escassez crônica de água, avançaram com as suas políticas públicas e ações na recuperação do efluente tratado, como fonte sustentável de água para diversos fins.

Reúso de Água no Mundo

Reúso de Água no Mundo

Apresentamos o destaque dessa atualização: A Arábia Saudita!

A Arábia Saudita agora faz parte do mapa, contando com 59% do esgoto tratado voltado para a prática de reúso de água. Uma adição significativa que ressalta o crescimento global desta prática vital para a gestão hídrica sustentável.

Explore o mapa completo e descubra como diferentes países estão comprometidos com o reúso de água como uma fonte sustentável para suas atividades.

SAIBA MAIS SOBRE ESSE MAPA

Últimas Notícias:
Risco Ambiental Fármacos Esgoto

Avaliação de risco ambiental de fármacos e desreguladores endócrinos presentes no esgoto sanitário brasileiro

Este estudo investigou a ocorrência, remoção e impacto na biota aquática de 19 contaminantes de preocupação emergente (CEC) comumente reportados no esgoto brasileiro bruto e/ou tratado. Para 14 CEC (E1, E2, EE2, GEN, DCF, PCT, BPA, IBU, NPX, CAF, TMP, SMX, CIP, LEV), sua presença em esgoto tratado apresentou um alto risco ambiental em pelo menos 2 dos 6 cenários de diluição considerados.

Leia mais »
greenTalks Sustentabilidade de Embalagens

greenTalks entrevista Bruno Pereira, CEO da Ecopopuli, sobre sustentabilidade de embalagens

O segundo episódio da temporada 2024 do videocast greenTalks – uma iniciativa pioneira entre a green4T e NEO MONDO para discutir o papel fundamental da tecnologia na promoção de um futuro mais sustentável – tem como entrevistado especial Bruno Pereira, Especialista em Sustentabilidade Positiva, Líder do Comitê de Sustentabilidade da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) e CEO da Ecopopuli.

Leia mais »
Gestão Resíduos Sólidos Urbanos

Estudo aponta caminhos para a gestão de resíduos sólidos urbanos

Apenas a cidade de São Paulo produz cerca de 20 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) todos os dias, sendo 12 mil domiciliares e 8 mil da limpeza urbana, decorrentes de atividades de varrição, recolhimento de restos de feiras, podas e capinas. Considerando somente as 12 mil toneladas produzidas nas residências, isso dá uma média de aproximadamente 1 quilo de lixo por habitante ao dia.

Leia mais »