Samae de Caxias do Sul/RS reduziu em 10% o desperdício de água em decorrência de problemas nas redes em 2022

Samae reduziu o desperdício de água

A cidade de Caxias do Sul conta com 2.233 km de rede de tubulação de água. Por consequência, muitos trechos dessa extensa estrutura, que fornece água para a segunda maior cidade do Rio Grande do Sul, apresentam problemas que resultam em vazamentos e suspensão do abastecimento.

Troca da tubulação antiga foi um dos focos da autarquia neste ano

Em 2022, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul concentrou o trabalho na troca de redes antigas. O diretor-presidente da autarquia, Gilberto Meletti, explica que essa ação começou ainda em 2021. “Nós temos uma rede muito grande. Então, nós não conseguimos fazer a substituição de toda a estrutura. Entre as soluções, está a construção de adutoras. Já fizemos duas muito grandes, uma na Av. Maurício Sirotsky Sobrinho e outra em Altos de Galópolis”, explica.

Ainda sobre as perdas, Meletti mostra preocupação com desperdício comercial. Isso ocorre quando a perda acontece em decorrência das ligações clandestinas. “Nós temos o bairro Altos de Galópolis. Hoje existem entre 450 a 500 ligações de água. Até então, o fornecimento ocorria sem hidrometragem. Tínhamos os custos de logística e transporte para levar água por meio de caminhão-pipa. Isso é um exemplo de perda comercial”, explica.

Água no interior

O Marco do Saneamento determina que os municípios brasileiros precisam atender 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgotos até 2033. Meletti explica que Caxias já atende pouco mais de 97% da população com água.

Por já atender de forma ampla a área urbana, o Samae projetou, ainda em 2021, o fornecimento para o interior do município. “No ano passado construímos 48 quilômetros de rede no meio rural. Esse ano foram construídos mais 40 quilômetros. Atingimos mais de 13 mil famílias”, explica.

Ainda falta uma parcela considerável de moradores do meio rural para serem abastecidos. Entretanto, por questões de concentração de pessoas, o Samae vai optar pelas formas adequadas, como perfuração de poços, caixas-d´água e outras.

Desafios

A cidade conta com 78% do esgoto tratado. Porém, para que esse percentual avance será necessário um investimento considerável na construção de novas estações de tratamento de esgoto (ETE).

Atualmente, Caxias do Sul conta com 10 ETEs. Porém, duas serão desativadas. Além disso, mais oito estão no planejamento para a construção nos próximos anos. Também será necessária a implantação de 300 quilômetros de rede de separador absoluto. O investimento estimado supera R$ 1 bilhão.

Fonte: Le Ouve.
Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »