saneamento basico

Alagamentos no quarto distrito de Porto Alegre, RS e as obras de macrodrenagem urbana

Macrodrenagem Urbana

Obras de macrodrenagem urbana

O problema das cheias urbanas é um dos principais desafios da atualidade. Especialmente em grandes cidades de países em desenvolvimento, onde, entre outras coisas, os recursos são escassos, a pressão social é maior e a industrialização rápida e tardia nem sempre foi acompanhada pela infraestrutura que seria necessária para este desenvolvimento (REZENDE, 2013).

Esse problema é tão relevante, que está sendo feita a dissertação de mestrado sobre o assunto de manchas de alagamentos. Inclusive a governança já feita e futura no 4°Distrito de Porto Alegre, pela presente autora.

Alagamentos no quarto distrito de Porto Alegre, RS

A área escolhida para o estudo de caso desta pesquisa usualmente se denominada de 4º Distrito, área que a região norte da cidade de Porto Alegre na qual engloba os bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Farrapos e Humaitá. Portanto os bairros que tem suas memórias associadas a ocupação das áreas de banhando próximas as margens do Rio Gravataí. Sendo assim, esses bairros são densamente populosos desde a década de 1980, impermeabilizando quase que totalmente o seu território.

Esse estudo tem por objetivo entender o porquê de mesmo havendo investimentos na macrodrenagem urbana pluvial, um departamento específico na prefeitura de Porto Alegre, um sistema de contenção de inundações, diversas casas de bombas e obras de macrodrenagem, ainda há muitos problemas de casas alagando no 4° Distrito, mas com enfoque nos bairros Humaitá e Farrapos.

Autoras: Julia Machado Pelegrini, Drª Ana Luiza Carvalho da Rocha, Sheila Mena Barreto Silveira.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias: