saneamento basico
Análise da qualidade da água de poços tubulares

Análise da qualidade da água de poços tubulares na zona urbana de Itaituba, Pará, Brasil

Análise da qualidade da água de poços tubulares

Resumo

A importância da água nos recursos hídricos no planeta constitui um dos elementos mais relevantes e indispensável à sobrevivência do homem. Com o crescimento acelerado da sociedade urbana, industrial e tecnológica, a escassez de água doce ficou comprometida.

Dessa forma, a população das cidades buscou alternativas para adquirir esse bem através do uso de poços tubulares. Sendo assim, por este motivo, surgiu a necessidade de analisar a qualidade dessas fontes de água. Sendo que estas podem ser foco de doenças capazes de comprometer o bem-estar dos seus consumidores.

O estudo tem como objetivo analisar a qualidade da água de poços tubulares consumidas pela população da zona urbana do município de Itaituba, estado do Pará, Brasil.

Análise da qualidade da água de poços tubulares

Foram selecionados 06 (seis) poços tubulares e coletadas 01 (uma) amostra para análise físico-química e 01 (uma) amostra para análise microbiológica.

Em seguida, o laboratório de análises de água do VIGIÁGUA – Vigilância da Água de Itaituba analisou o total de 12 (doze) amostras. Mediante o Manual Prático de Análise de Água da FUNASA, avaliando os parâmetros de cloreto, turbidez, coliformes totais e coliformes termotolerantes.

Porém, a utilização dos poços como fonte de abastecimento de água na ausência de esgotamento sanitário, colabora como uma problemática grave de saúde pública e saneamento básico na cidade. Portanto sugere-se a solução e investimento no sistema de tratamento e distribuição de água na cidade de Itaituba/PA.

Autores: Suede Fernanda Santos Baima; Everlana da Cunha Aboim; Andressa Diniz Simões de Almeida; Wanderson da Silva do Nascimento; Handrei Matheus de Souza Soares e João Rafael de Sousa Lira.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias: