saneamento basico

Proposta de aperfeiçoamento do sistema de abastecimento de água da área urbana do Município de Igarapé Miri

Resumo

O abastecimento de água de uma cidade é um dos pilares do saneamento básico, atualmente, mesmo sendo extremamente importante, ainda existem muitas cidades que ou não possuem abastecimento de água potável ou possuem, mas os mesmos estão em situação precária, necessitando melhorias. Este trabalho tem o objetivo de propor para o município de Igarapé-Miri um aperfeiçoamento do sistema de abastecimento de água da área urbana, utilizando o aproveitamento de água subterrânea como complemento, do sistema superficial já existente, que apresenta alguma deficiência. Desta forma, foi feita a estimativa populacional do município para estimar a população de projeto da cidade para 20 anos utilizando o método geométrico, através da taxa de crescimento anual, com os últimos censos do IBGE. Foi realizada também uma visita ao município para o melhor diagnóstico da situação de abastecimento de água, onde foram aplicados aos moradores questionários referentes à qualidade da água, tipo de abastecimento e satisfação da população, e entrevistas com os técnicos responsáveis pelo sistema de abastecimento de água e pela estação de tratamento de água da cidade, além do projetista. Desta forma, foi feito um estudo para verificar os poços existentes no município e se poderiam ser utilizados em sua capacidade máxima para melhorias do sistema. A alternativa proposta certamente melhora a capacidade de abastecimento do município, com a redução das perdas, refletindo principalmente na qualidade e arrecadação da concessionária, trazendo benefício no abastecimento para toda a população.

Introdução

A água é um recurso natural essencial para a manutenção da vida. O homem tem necessidade de água de qualidade adequada e em quantidade suficiente para todas suas necessidades, para proteção de sua saúde e também para o seu desenvolvimento econômico (FUNASA, 2006). Porém, nem todos recebem em suas casas água suficiente para atender estas necessidades, o que acontece na cidade de Igarapé-Miri.

Segundo o Manual da Funasa 2006, de construção de poços tubulares profundos, um dos aspectos mais importantes na elaboração de um projeto de captação de água subterrânea, diz respeito à abordagem para se viabilizar o empreendimento. Por isso, quando se trata de construir poços, deve-se considerar as particularidades da área investigando, com visitas “in loco”, utilizando-se métodos diretos e indiretos de investigação do subsolo, para em seguida determinar se há ou não a necessidade de elaborar o projeto construtivo do poço.

Autores: Elys Evelina Silva Araujo Torres; Alberto Castro de Morais; Rayssa Giordana de Vieira Alencar Silva; Shirley Harumi Martins Tanoue e Lindemberg Lima Fernandes.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »