saneamento basico

Aplicação da educação ambiental como controle de impactos ambientais na indústria

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Resumo

Diante dos diversos problemas ambientais aos quais hoje estamos expostos, a atuação das indústrias na aplicação da Educação Ambiental junto à sua força de trabalho tem incitado mudanças na realidade do ambiente industrial. Com o intuito de diminuir os impactos ambientais inerentes as atividades industriais, estão sendo desenvolvidos por indústrias privadas e públicas, projetos de aplicação da Educação Ambiental que buscam envolver as partes interessadas, direta e indiretamente, pelos impactos causados pela produção industrial. Entre os envolvidos são considerados: funcionários, populares das comunidades da área de influência e instituições acadêmicas. Este trabalho apresenta a Educação Ambiental como uma alternativa para o controle dos impactos ambientais causados pelo desenvolvimento industrial e considera o uso de Sistemas de Gerenciamento ambiental (como a ISO 14.001) como alternativas viáveis para o controle ambiental, assegurando a participação dos funcionários dentro e fora do ambiente de trabalho e como agentes ativos do processo de melhoria contínua do SGA. Os resultados apresentados são fruto de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa desenvolvida gestoras e educadoras que atuam diretamente na área ambiental.[/vc_column_text][vc_column_text]

Introdução

No atual contexto ambiental que nos encontramos a conscientização da população a cerca dos impactos ambientais causados pelas atividades humanas é fundamental para se romper a barreira de ignorância, ignorância aqui tratada como falta de conhecimento, e percebermos que a relação do homem com o ambiente já está próxima de atingir níveis irreversíveis de impactos que modificam o ambiente e colocam em risco o desenvolvimento da sociedade tal como a conhecemos e a perpetuação humana.

Com a industrialização do processo produtivo e a descoberta de que o homem poderia dominar a natureza através do uso de maquinas e equipamentos que facilitassem e multiplicasse sua capacidade de produção, a relação de dependência humana do ambiente ficou prejudicada, pelo ingênuo, e porque não dizer infeliz, fato de o homem imaginar que pudesse controlar as ações da natureza sem avaliar que os danos causados iriam consequentemente afetar sua a capacidade de continuidade de vida, com padrões de qualidade aceitáveis, no planeta.

A conscientização social dos impactos ambientais causados pelo processo de industrialização do modo de vida humana vem evoluindo no decorrer dos anos, mas deve além de tornar cada pessoa consciente, dar a cada pessoa um papel ativo nesse processo de mudança.

A problemática ambiental começa a aparecer no contexto das preocupações do homem moderno, a partir da década de setenta, com a advertência da extinção das espécies, os graves problemas da contaminação, a presença de resíduos tóxicos, os depósitos de metais pesados em arrecifes coralinos, a destruição de ecossistemas internos, etc. E é com isso, ao tomar consciência de que a natureza não é inacabável e infinita, que começa a constituir-se o primeiro campo de significações para desencadear um processo de mudança. (SANTOS 2001 apud GONZÁLES GAUDIANO, 1997)

Considerando esse contexto socioambiental e os grandes investimentos realizados na temática ambiental, ainda existem muitas dificuldades técnicas e estruturais na indústria, que impõe fragilidades a essa questão. Principalmente, pela dificuldade de aplicação de medidas pró- ativas de gerenciamento ambiental que envolva toda a força e trabalho, nos mais diversos níveis hierárquicos.

Com a implantação do modelo idealizado neste trabalho, deverão ser valorados indicadores ambientais, econômicos, sociais, culturais e institucionais que podem ser gerados pela aplicação da Educação Ambiental em qualquer indústria ou empreendimento.[/vc_column_text][vc_column_text]

Autores: Vanessa Kerolin Araujo Meireles e  Ádria Marinho da Silva.

[/vc_column_text][vc_btn title=”Baixe aqui” i_icon_fontawesome=”fa fa-download” add_icon=”true” link=”url:%2Fwp-content%2Fuploads%2F2017%2F03%2Faplicacao-da-educacao-ambiental-como-controle-de-impactos-ambientais-na-industria.pdf||target:%20_blank|”][/vc_column][/vc_row]

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »