saneamento basico

Aplicação de método AHP – Analytic Hierarchy Process – integrado a mapas de kernel para planejamento, seleção e priorização de substituição de redes coletoras de esgoto com foco em melhoria operacional e renovação de ativos

Resumo

O trabalho teve com objetivo desenvolver um modelo que possibilita analisar e identificar segmentos de redes coletoras com maiores frequências de falhas, em grandes áreas territoriais, de maneira uniforme e contínua.

Para isto adotou-se como metodologia a definição e calibragem com utilização de método AHP, por equipe multidisciplinar, de 8 critérios, seus respectivos pesos e faixas de criticidade em conjunto com a produção de Mapas de Kernel que possibilitaram identificar a intensidade de cada criticidade.

Como resultado, permtiu-se pontuar cada segmento de rede num range de 7.049 notas, possibilitando hierarquizar com maior assertividade as redes com maior probabilidade de falhas.

Introdução

Por costume, sempre que se fala em substituição de redes coletoras de esgoto, tem-se sempre a ideia que apenas a idade da tubulação é fator relevante na identificação dos trechos a serem substituídos. Porém, a combinação de critérios de causas – como a idade da tubulação – utilizados em conjunto com critérios de efeitos – com obstrução da rede entre outros – tornam a identificação dos trechos mais assertiva e eficaz.

Um grande desafio é conseguir construir um modelo multicriterial com aplicação em grandes áreas territoriais onde o acervo de redes para avaliação é extremamente volumoso.

Tentativas anteriores de priorizações de redes ficaram limitadas de resultados mais eficazes, ora por limitação de software, ora por falta de dados disponíveis na respectiva época da elaboração dos estudos.

A necessidade em tornar nossos diagnósticos mais precisos, em diferentes segmentos de atuação da empresa, fez com que utilizássemos como prática a força tarefa de criação de grupos compostos por equipes técnicas detentoras dos conhecimentos específicos necessários para produção de trabalhos e análises de excelência.

Para o desenvolvimento em questão, o desafio foi elaborar um modelo que, de forma rápida e contínua, produzisse uma hierarquização detalhada as redes coletoras de esgoto com índices de falhas elevados e que necessitam de substituição utilizando-se para isto de multicritérios focados na melhoria operacional, na renovação de ativos e nos direcionamentos estratégicos de uma empresa de saneamento.

Autora: Erica Rodrigues Cisar.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »