saneamento basico
biogas-mg

O aproveitamento energético do biogás como ferramenta para os objetivos do desenvolvimento sustentável

A demanda mundial por energia e alimentos gera, tanto no campo como na cidade, impactos ambientais, e muitos desses pela má disposição de resíduos orgânicos. Sendo assim, uma forma encontrada de minimizar esses impactos no meio ambiente é realizar o tratamento dos resíduos gerados nos diversos setores. Dentro das possibilidades de tratamento dos resíduos orgânicos, está a digestão anaeróbia.

Como resultado deste processo, tem-se a produção do biogás. Faz parte da sua composição diversos gases, entre eles, o metano e o dióxido de carbono, como principais. Portanto, o potencial energético do biogás possibilita a geração de energia elétrica e térmica, além de permitir sua utilização na forma de biometano. Com a diversidade de aplicações energéticas e possibilidade de redução de resíduos. Tanto a digestão anaeróbia quanto o biogás contribuem para a implantação e aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O aproveitamento energético do biogás como ferramenta para os objetivos do desenvolvimento sustentável

Estes objetivos têm ampla abrangência, que vão desde a necessidade de saneamento básico, energia limpa e acessível para todos, cidades e comunidades sustentáveis, consumo responsável, até ações contra a mudança climática global, por meio da redução de gases causadores do efeito estufa. Dessa forma, nesse contexto, o objetivo deste trabalho é relacionar os ODS e os projetos de digestão anaeróbia de resíduos orgânicos, que contribuem tanto para a melhora significativa de uma comunidade ou região quanto nas questões ambientais, sociais e econômicas.

A metodologia utilizada foi a análise dos conceitos atendidos pelo uso do sistema de digestão anaeróbia em concordância com os objetivos, as metas e as submetas dos ODS. Com isso, observou-se a inter-relação de ao menos cinco ODS: 6, 7, 11, 12 e 13. Em síntese, o uso de sistemas anaeróbios com o aproveitamento do biogás auxilia na substituição e/ou redução de fontes de energia não renováveis, podendo ser aplicada tanto na cidade como no campo, promovendo melhor qualidade de vida para todos.

Autores: Leonardo Pereira Lins; Andréia Cristina Furtado e Jessica Yuki de Lima Mito.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »