saneamento basico

Avaliando os impactos ambientais gerados pelo descarte de pneus no Brasil

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Introdução

A utilização de pneus trouxe consigo a problemática do impacto ambiental proveniente de seu descarte, em função de seu formato e durabilidade, uma vez que a maior parte dos pneus inservíveis descartados é relegada a locais inadequados, causando grandes transtornos para a saúde pública e à qualidade de vida humana. Desta forma, passou-se a investir em tecnologias voltadas para a redução dos impactos produzidos pelos pneus inservíveis ao meio ambiente.

Diante dos impactos ambientais gerados pelo descarte inadequado de pneus, deve-se buscar o seu gerenciamento ambientalmente adequado, desde a etapa de acondicionamento até a sua destinação final. Priorizando, desta forma, o uso de novas tecnologias de reutilização, na sua forma inteira, e de reciclagem, como borracha reciclada, ou como combustível na geração de energia, ou ainda triturado, para inserção em massa asfáltica entre outros usos.

Com o aumento da produção de automóveis a níveis mundiais, o número de pneus descartados também aumentou. Dessa maneira, verifica-se uma elevação da disposição desse material em lixões, aterros sanitários e estoques a céu aberto.

Na busca por soluções para esses problemas, o governo federal, através do CONAMA, baixou diversas resoluções, disciplinando a destinação final dos pneus inservíveis, cuja missão ficou a cargo das empresas produtoras e importadoras. Assim, vem sendo colocado em prática uma série de novas tecnologias, que visam o reaproveitamentos desses pneus, sejam através da recauchutagem ou até mesmo de sua utilização como matéria prima, para a confecção de utilitários de borracha, asfalto de estradas, etc.

A partir da utilização de tais métodos, tem-se reduzido, de forma satisfatória a produção inicial de pneus, e, consequentemente, diminuindo os impactos ambientais, produzidos por tal produção. Esse trabalho, de natureza bibliográfica, tem por objetivo abordar o uso de tecnologias de reutilização de pneus como alternativa a redução dos impactos ambientais originados pelo descarte de pneus no Brasil.[/vc_column_text][vc_column_text]

Autores: Nahara de Medeiros Cabral Axiole e Rita de Kássya Araújo Freitas Melo.

[/vc_column_text][vc_btn title=”Baixe aqui” i_icon_fontawesome=”fa fa-download” add_icon=”true” link=”url:%2Fwp-content%2Fuploads%2F2017%2F03%2Favaliando-os-impactos-ambientais-gerados-pelo-descarte-de-pneus-no-brasil.pdf||target:%20_blank|”][/vc_column][/vc_row]

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »