saneamento basico
Bacia Rio Uruguai Pressão

A Bacia do Rio Uruguai sob pressão no Brasil: esgotos domésticos, dejetos animais e agrotóxicos

Bacia Rio Uruguai Pressão

Resumo:

Primeiramente a Bacia do Rio Uruguai abrange uma área de aproximadamente 174.500 km² no Brasil, localizada nos Estados de Santa Catarina (27%) e do Rio Grande do Sul (73%).

O objetivo do trabalho é apresentar dados relativos ao tratamento de esgotos, à geração de dejetos na pecuária e ao uso de agrotóxicos na área de abrangência da Bacia do Rio Uruguai no Brasil, a partir da consulta a bancos de dados disponibilizados pelo governo brasileiro e pela literatura científica.

Portanto a Bacia do Rio Uruguai possui 2.200 quilômetros de extensão e se origina da confluência dos rios Pelotas e Canoas, entre os municípios de Campos Novos e Celso Ramos,no Estado de Santa Catarina.

LEIA TMABÉM: Regeneração de Resinas de Troca Iônica: Boas Práticas e Otimização no Tratamento de Água Industria

Então é delimitada ao norte e nordeste pela Serra Geral, ao sul pela fronteira com o Uruguai. A leste pela Depressão Central Riograndense e a oeste pela Argentina. Abrange uma área de aproximadamente 384.000 km², dos quais cerca de 174.500 km² situam-se no Brasil, área equivalente a 2% do território nacional.

Contudo sua porção brasileira é formada por 45.600 km² no Estado de Santa Catarina (27%). Incluindo 148 municípios e 128.900 km² (73%) no Estado do Rio Grande do Sul, abrangendo 223 municípios (Cravo, 2009; Querol et al., 2022).

Bacia Rio Uruguai Pressão

Portanto em trabalhos técnicos, têm sido descritos impactos ambientais sobre a Bacia do Rio Uruguai no Brasil, relacionados ao lançamento de esgotos domésticos in natura e de dejetos animais em suas áreas rurais; poluição por agrotóxicos e por efluentes de indústrias de celulose; e mineração (Cravo, 2009; FEPAM, 2023; Querol et al., 2022).

Em suma o objetivo é contribuir para o conhecimento de fatores que têm pressionado as áreas de abrangência da Bacia do Rio Uruguai no Brasil. Com repercussões na qualidade ambiental e na saúde humana.

Autora: Sonia Corina Hess.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:

Segunda Edição Diálogos Setoriais – Consulta Publica 03/26

SP-ÁGUAS convida empreendedores responsáveis por barragens, representantes do Setor Público, Entidades Técnicas e de Classe, Universidades, Sociedade Civil e demais interessados para participar da Segunda Edição do Webinar Diálogo Setorial, dedicado a discutir a proposta de Deliberação que trata da fiscalização de barragens de acumulação de água para usos múltiplos, apresentada à sociedade por meio da Consulta Pública SP-ÁGUAS n° 03/2026.

Leia mais »
Água como ativo estratégico

Água como ativo estratégico

A água tornou-se um dos ativos estratégicos mais críticos do Século XXI. A intensificação das mudanças climáticas, a pressão crescente sobre mananciais e os episódios cada vez mais frequentes de estresse hídrico transformaram a questão em uma pauta de grande relevância.

Leia mais »