saneamento basico
Baseform Dados Solo Asterra

Baseform incorpora dados de satélite de umidade do solo da Asterra (e outros) para detecção de vazamentos

Baseform Dados Solo Asterra

Um número crescente de companhias de saneamento está testando a aplicação da tecnologia de satélites em suas operações.

Com base em frequências de Radar de Abertura Sintética (SAR), empresas como Asterra (asterra.io) e SATPLAT (satplat.com) podem fornecer dados sobre a umidade do solo em áreas permeáveis visíveis do céu.

Ao monitorar mudanças, elas podem inferir potenciais vazamentos por meio de uma série de “pontos de interesse” (POI) que a companhia de saneamento pode usar para focar seus métodos tradicionais de detecção de vazamentos. O software da Baseform agrega e interpreta dados-chave relacionados à perda de água, incluindo geodados, histórico de ordens de serviço/rompimentos de tubulaões, vazões de rede e hidráulica.

LEIA TAMBÉM: Baseform: Nunca é cedo demais para começar

Contudo o software gera previsões de deterioração de tubulações com base nesses dados para priorizar decisões operacionais e de planejamento, desde a detecção de vazamentos até a priorização de renovações de longo prazo. Os POIs identificados por satélite se encaixam naturalmente como uma camada adicional de análise para informar as previsões.

Baseform Dados Solo Asterra

Portanto as companhias de saneamento frequentemente pedem ao Baseform para aprimorar e complementar os POIs inferidos por satélite com as taxas de falha e medidas de risco previstas pelo software Baseform — a companhia cujos dados estão ilustrados na imagem recebeu POIs que representavam cerca de 30% de toda a rede: ela então adicionou as previsões de risco do software Baseform para focar nos ativos reais, em uma parte mais gerenciável da rede, onde então realizou a detecção tradicional de vazamentos.

Em suma o nosso software é totalmente compatível com essa tecnologia, e a utiliza da melhor maneira possível para as empresas de saneamento.

Últimas Notícias: