Baseform Gestão DMCs
O dia em que um conjunto de setores da rede é finalmente isolado hidraulicamente, equipado com medidores de vazão e conectado ao supervisório ou outro sistema de aquisição de dados é um marco significativo.
Quem sabe até incluir a medição individual de grandes consumidores, se a telemetria já estiver instalada.
Portanto tudo isso envolve um esforço considerável, desde garantir o financiamento até adquirir as tecnologias e os fornecedores, até à construção e implementação – zonar uma rede é sempre uma batalha árdua. Mas o trabalho é recompensado: finalmente ser capaz de registrar vazões de entrada e saída, realizar análises de componentes de forma contínua e possibilitar uma estratégia de controle de redução de perdas de água baseada em dados.
LEIA TAMBÉM: Baseform: Nunca é cedo demais para começar
Ou será que não? Infelizmente, muitos projetos de monitoramento de redes param aqui, a um passo de realmente entregar o resultado que importa. Para uma previsão de demanda e gestão de eventos eficazes, que são fundamentais para uma análise confiável de componentes, o software do supervisório padrão é insuficiente – não é projetado para oferecer flexibilidade na formulação de setores com suas entradas e saídas, sem mencionar a incapacidade de integrar dados de faturamento ou hidrômetros inteligentes, com alarmes simplistas que não podem oferecer a confiabilidade e a complexidade que a gestão de eventos de ponta proporciona na quantificação de perdas reais e na viabilização de um balanço hídrico “bottom up”.
Baseform Gestão DMCs
Em outras palavras, operar DMCs sem um software especializado, que possa realmente extrair valor dos dados, tornará inútil o investimento realizado. Sim, é possível acompanhar um pequeno conjunto de DMCs com uma planilha. Mas isso exigirá atenção humana constante — inevitavelmente esta tarefa será um peso e ficará para trás.
Quando você precisa monitorar continuamente dezenas de setores e medidores. E avaliar de forma confiável dados de balanço hídrico para priorizar seus recursos de O&M e controlar perdas, esses fatores se tornam cruciais.
Em suma na gestão de perdas de água, obter os números corretos economiza tempo, dinheiro e água. Você pode se dar ao luxo de confiar essa tarefa a uma solução que não resulta?
Entre em contato para descobrir como sua empresa de saneamento também pode se beneficiar do Baseform.