saneamento basico
Desafio iTwin4Good Bentley Systems

Bentley aplica prática do BIM, Digital Twins e Virtual Reality em plantas da AEGEA

Este estudo de caso aponta os benefícios alcançados pela AEGEA utilizando o BIM e o Digital em duas plantas de tratamento de esgoto.

A Aegea é uma empresa privada (Water & Sewer Utilities) que gerencia os sistemas de água e esgotos em 58 cidades do Brasil, possui mais de 8 milhões de clientes e mais 4.000 colaboradores. Em 2018 foi criado o programa interno Infra Inteligente de transformação digital do ciclo de vida dos ativos, alinhando a visão e a missão da organização de ser referência mundial no setor de saneamento. O design de Wastewater Treatment Plants é bastante complexo pois envolve a combinação de diversas disciplinas e uma enorme variedade de ativos.

As principais disciplinas de engenharia envolvidas são: estruturas, hidráulica, geologia, química, biologia, elétrica e automação; e os ativos são tubulações, equipamentos e facilities.

Este estudo de caso traz duas grandes estações de tratamento de efluentes: ETE Pirajá e ETE Ubatuba.

Projeto da ETE Pirajá

Localidade: Teresina, capital do estado do Piauí;

População beneficiada pelo projeto: 400 mil habitantes;

Vazão: 700 L/s;

Importância da ETE na região: elevar o percentual de atendimento de 20% para 70% na cidade;

Escopo: consiste em retrofit e brownfield da ETE-Pirajá, elevando o padrão do processo de tratamento de lagoas de estabilização para avançado de lodos ativados. Além do aumento da capacidade de 100 L/s para 700 L/s;

Status: design 3D BIM concluído em LoD 400 (Level of Detail 400);

Orçamento do Projeto: R$ 75 milhões;

Desafio: contratar e gerenciar todo o design aplicando a metodologia BIM seguindo os critérios do programa interno Infra Inteligente;

Projeto da ETE Ubatuba

Localidade: São Francisco do Sul, estado de Santa Catarina, terceira cidade mais antiga do Brasil;

População beneficiada pelo projeto: 100 mil habitantes;

Vazão: 135 L/s;

Importância da ETE na região: primeira estação de tratamento de esgotos que irá tratar todo o esgoto da cidade;

Escopo: consiste de uma nova estação de tratamento de esgotos, em greenfield e denominada ETE-Ubatuba;

O nível de tratamento é avançado (tipo terciário) – SBR (Sequencing Batch Reactor), com remoção de mais de 90% da matéria orgânica e remoção de nutrientes (fósforo e nitrogênio);

Status: obra concluída em junho/2020, com Gêmeo Digital em LoD 500 (Level of Detail 500);

Orçamento do Projeto: R$ 20 milhões;

Desafio: desenvolver o modelo 3D BIM a partir do antigo projeto original em mais de 600 pranchas gráficas 2D para criar um modelo virtual para a inauguração em tempos de pandemia, e também entregar um Digital Twin da planta para a equipe de operação e manutenção.

Descrição da solução

As plataformas Bentley foram utilizadas durante todo o desenvolvimento dos projetos seguindo o BIM Execution Plan (BEP) da metodologia BIM e de gestão dos ativos do Programa Infra Inteligente. A configuração das ferramentas de design aplicadas na estruturação do master model foram:

  • OpenPlant: integrador de todas as disciplinas num único modelo federado;
  • imodel: container de todas as informações gráficas e não gráficas;
  • Compatibilização de diferentes disciplinas e softwares utilizando os recursos de georreferencia espacial, formatos interoperáveis e ferramentas de conversão Bentley;
  • Aplicação da metodologia agile para gestão de todos os entregáveis através de entregas parciais (sprints);
  • Colaboratividade e design review com itwin design review, e do modelo convertido para realidade virtual;
  • Organização e controle de versões de todos os documentos no Projectwise 365
  • O projeto envolve grandes benefícios sociais, ambientais e econômicos para importantes regiões do país.

Descrição do resultado

Projetos de estações de tratamento de esgotos são bastante complexos para os Owner Operators de Utilities de saneamento. O desafio principal foi integrar os milhares de ativos e a compatibilização de diversas disciplinas num único modelo BIM inteligente.

Os resultados atingidos foram cerca de 10% em economia de investimento Capex, além dos grandes benefícios para os 30 anos futuros de concessão durante a operação e manutenção de ativos físicos integrados com Digital Twin.

Com relação aos benefícios intangíveis podemos citar:

  • Viabilizou uma inauguração virtual durante pandemia (ETE-Ubatuba);
  • Suprir demandas internas para treinamento virtuais;
  • Redução significativa de tempo para análise projetos (de 1 mês para 1 semana a cada entrega);
  • Redução de erros (clash detection e conectividade);
  • Redução de falhas no processo de aquisição (equipamentos e materiais);
  • Maior precisão das propostas de contratação de serviços;
  • Estimulou a colaboração interna entre os setores da organização atuantes nas diversas fases do ciclo de vida do empreendimento, desde projeto, execução de obra, operação e manutenção;
  • Melhorou a colaboração entre as disciplinas envolvidas em projeto complexo de estação de tratamento de esgoto.

A Bentley oferece soluções para todo o ciclo de vida do ativo da infraestrutura, adaptadas às necessidades das várias profissões – engenheiros, arquitetos, projetistas, empreiteiros, fabricantes, gerentes de TI, operadores e engenheiros de manutenção – que trabalharão com esse ativo ao longo da sua vida útil. Composta por softwares e serviços integrados construídos sobre uma plataforma aberta, cada solução é desenvolvida para garantir que as informações circulem entre processos do fluxo de trabalho e membros da equipe do projeto permitindo a interoperabilidade e a colaboração.

Conheça mais sobre os produtos e serviços da Bentley

Últimas Notícias:
Tratamento de Efluentes Gratt

Como o Correto Tratamento de Efluentes pode impactar a Natureza?

Como o correto tratamento de Efluentes Sanitários impacta na natureza e na sociedade como um todo? Você sabia que o tratamento adequado de efluentes sanitários tem um papel crucial na preservação da natureza? Quando o esgoto não recebe o tratamento necessário, ele acaba sendo despejado diretamente em rios, lagos e oceanos, causando sérios danos ao meio ambiente.

Leia mais »
Saneamento Básico Escolas Creches

Senado quer prioridade em saneamento básico nas escolas e creches públicas

Nesta terça-feira (20/2), a Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal votará o Projeto de Lei (PL) 2.298/2021 que assegura prioridade de acesso ao saneamento básico para escolas e creches públicas. De autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT), o projeto busca modificar as diretrizes nacionais para o saneamento básico, garantindo que instituições de ensino tenham acesso à água potável, esgotamento sanitário e coleta de resíduos.

Leia mais »
Linedata Gestão de Ativos Saneamento

Maximizando a eficiência no saneamento: A Importância na Formação de Dados e Gestão dos Ativos de Rede

No mundo contemporâneo, a eficiência no saneamento é um fator crítico para o desenvolvimento sustentável e a saúde pública. A LINEDATA, reconhecendo essa necessidade, enfatiza a importância de uma gestão eficaz dos dados e dos ativos de rede no setor de saneamento. Esta abordagem é fundamental para acelerar a coleta e análise de informações, resultando em decisões mais rápidas, redução de perdas de água e otimização dos resultados operacionais.

Leia mais »
Sabesp Regulação Privatização

Sabesp: os avanços (e os poréns) da regulação pós-privatização

Um dos passos mais relevantes para o processo de privatização da Sabesp, o novo modelo regulatório para a companhia, colocado em consulta pública hoje pelo governo o Estado, veio em linha com as (altas) expectativas do mercado – e deve dar um impulso para que as ações ganhem fôlego na oferta que deve marcar a diluição da participação estatal, prevista para junho. 

Leia mais »
Problemas Saneamento Básico

Alarmante: quase metade das moradias no Brasil possuem problemas de saneamento básico

Saneamento básico, que engloba o acesso a água potável, coleta e tratamento de esgoto, manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais, é algo crucial para o desenvolvimento socio-econômico de um país. No Brasil, a situação está muito distante do que seria considerado ideal. De acordo com dados recentes do estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil quatro milhões de brasileiros não possuem banheiro em suas residências.

Leia mais »