saneamento basico
B&F Dias Comparativo Aeração

B&F Dias: Comparativo Aeração por Ar Difuso vs. Aeração Mecânica

B&F Dias Comparativo Aeração

Em uma estação de tratamento de esgoto onde existe a etapa biológica aerada, o custo com energia elétrica pode chegar a 50% do total da estação através da utilização de equipamentos como os aeradores mecânicos ou aeração por ar difuso.

Os aeradores mecânicos podem ter diferentes formatos e características. E geralmente sua função é causar um turbilhonamento, expondo o líquido na forma de gotículas ao ar, ocasionando assim a entrada do ar atmosférico no meio líquido.

B&F Dias Fabricação Membranas

Em suma o sistema de aeração por ar difuso é composto por sopradores que comprimem ar atmosférico através de uma tubulação até um conjunto de difusores instalados no fundo de um tanque ou lagoa. O ar é introduzido próximo ao fundo do tanque, e o oxigênio é transferido através de contato ao meio líquido à medida que a bolha se eleva à superfície.

ASSISTA TAMBÉM: B&F Dias: Inovações em Tratamento de Água no Combate a Contaminantes Emergentes Ft. Luana Pretto & Carlos Lucchini

Portanto os difusores mais utilizados são os de membranas flexíveis. Este difusor consiste em uma membrana que se expande ao receber ar do soprador, permitindo o alargamento de minúsculas aberturas. Quando o ar é desligado, a membrana retorna ao seu formato original, fechando os orifícios, e dificultando a colmatação de fora para dentro.

Em conclusão em geral, quanto menor o tamanho da bolha de ar maior a área superficial disponível para a transferência de gases. Portanto maior a eficiência de oxigenação.

B&F Dias Comparativo Aeração

Por estas razões (tempo de contato e tamanho de bolha). Os sistemas de aeração com bolhas finas são mais eficientes na transferência de oxigênio que os aeradores mecânicos. Impactando numa economia de energia em torno de 60%.

LEIA TAMBÉM: Alternativas para o reúso de água da B&F Dias na ABTCP 2024

Confira no vídeo o estudo de caso de uma empresa de laticínios que substituiu o sistema de aeração mecânica por um sistema de ar difuso da B&F DIAS. Obteve uma economia de 66% nos custos com energia elétrica na ETE.

Veja também os diferentes tipos disponíveis de sistemas de aeração por ar difuso da B&F Dias em: bfdias.com.br

Últimas Notícias:

Programa Nacional do Metano Zero é incluído no Plano Nacional de Transição Energética, do Governo Federal

Brasília, 27 de maio de 2026 – O Programa Nacional do Metano Zero (MetanoZero), atualmente em tramitação no Senado Federal sob o Projeto de Lei (PL) nº 3.311/2025, passou a integrar oficialmente o Plano Nacional de Transição Energética (PLANTE). O programa do governo federal foi criado para coordenar a transição do Brasil rumo a uma matriz energética mais limpa, sustentável e de baixa emissão de carbono.

Leia mais »
Copasa altera regras de oferta de ações ligada à privatização

Copasa altera regras de oferta de ações ligada à privatização

A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) informou nesta 4ª feira (27.mai.2026) que fará mudanças nas condições da sua oferta pública secundária de ações. A medida afeta diretamente o processo de desestatização da companhia e exigirá a publicação de uma nova lâmina da oferta, além da atualização do cronograma da operação.

Leia mais »