saneamento basico
Brasil Biogás Resíduos Cítricos

Brasil terá maior usina de biogás do mundo, que usará resíduos cítricos

Brasil Biogás Resíduos Cítricos

A Louis Dreyfus Company (LDC) deu início na terça-feira (11) à construção da maior unidade de produção de biogás do mundo a partir de efluentes cítricos. Localizada em Bebedouro, no interior de São Paulo, a nova planta representa um marco na busca por soluções sustentáveis na indústria de sucos.

Com uma área de aproximadamente 195.000 m², a unidade terá capacidade para tratar 400 m³/h de efluentes e gerar mais de 50.000 Nm³/dia de biogás, reduzindo em mais de 20% as emissões de CO₂ da operação local.

A inovação está na biotecnologia desenvolvida pela LDC, que utiliza um inóculo capaz de decompor a carga orgânica dos efluentes cítricos e transformá-los em biogás. Esse processo substituirá o uso de combustíveis fósseis e permitirá que 100% da água tratada seja devolvida aos recursos hídricos. A previsão é que a planta fique pronta até o final do primeiro semestre de 2026.

“Esse projeto reforça nosso compromisso com a descarbonização da cadeia produtiva e com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atuamos, como Bebedouro, onde estamos há mais de 30 anos”, afirmou o Head Global da Plataforma de Sucos da LDC.

Para validar a tecnologia, a companhia desenvolveu um projeto piloto, testando diferentes inóculos e analisando a eficiência na geração de biogás. Os resultados superaram em 15% a meta inicial. “Cada detalhe da planta foi pensado para maximizar o impacto ambiental positivo, garantindo mais eficiência no uso dos recursos naturais”, destacou Juliana Pires, Head Global de Indústria e Qualidade da LDC.

Líder global na produção de sucos

A LDC é uma das três maiores processadoras e comercializadoras de sucos cítricos do mundo e a principal exportadora de sucos de limão tahiti e siciliano no Brasil.

A empresa controla toda a cadeia produtiva, desde seus mais de 30 mil hectares de pomares até suas três fábricas, um terminal de última geração no Porto de Santos e uma unidade na Bélgica.

Fonte: CR.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »