Ceará Segurança Hídrica Saneamento
O governador anunciou, na quarta-feira (4), uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que garante um investimento de R$ 997 milhões em obras de segurança hídrica e saneamento básico no Estado.
Conforme Elmano, o recurso será empregado na duplicação do lotes 1 e 2 do Eixão das Águas.
“Esse é um empreendimento que contribuirá para o desenvolvimento regional do Vale do Jaguaribe e da Região Metropolitana de Fortaleza, garantindo segurança hídrica e avanço socioeconômico do nosso estado. O recurso também será investido em obras de saneamento basico”, disse Elmano.
Ainda conforme o mandatário, no próximo dia 25 deste mês, ele receberá a diretoria do Banco Nacional para avançar nas tratativas e discutir sobre mais investimentos. “O trabalho continua para promover mais desenvolvimento ao nosso Estado”, finalizou o governador.
LEIA TAMBÉM: Fórum de Negócios sobre Novo Marco do Saneamento reuniu mais de 100 líderes e players do setor em São Paulo
Ceará Segurança Hídrica Saneamento
Em dezembro do ano passado, os deputados estaduais cearenses aprovaram a contratação de crédito por parte do Governo do Ceará junto ao BNDES. Somente a duplicação Eixão das Águas (Trecho 1) contempla 55km de canais e sifões – do Castanhão, em Jaguaribara, ao Curral Velho, em Morada Nova.
A obra de duplicação consiste na instalação dos três grupos de motobombas restantes da estação de bombeamento, dos equipamentos hidromecânicos remanescentes dos canais (comportas de controle de vazão) e instalação de segunda linha de tubulação em aço carbono. Com a duplicação, a capacidade de adução passará a ser máxima, aumentando a vazão e consequentemente a oferta de água do Castanhão para a Região Metropolitana de Fortaleza.
Obras
- Trecho 1 – Açude Castanhão ao Açude Curral Velho
- Trecho 2 – Açude Curral Velho à Serra do Felix 3
- Trecho 3 – Serra do Felix ao Açude Pacajus
- Trecho 4 – Açude Pacajus aos Açude Gavião
- Trecho 5 – Açude Gavião ao Porto do Pecém
Fonte: OC.