Skip to content
domingo, julho 3, 2022
Últimas Notícias:
  • Uso de água no Brasil: o papel do efeito tecnológico
  • 8 dos 10 municípios que mais emitem gases do aquecimento global no Brasil estão na Amazônia
  • Os 3 benefícios da medição de água inteligente
  • Emergência oceânica: alerta contra plásticos, pesca predatória e mineração
  • Microplásticos: Contaminantes de Preocupação Global no Antropoceno
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Sistema de captação de chorume em aterro Sanitário

  • Acervo Técnico, Resíduos Sólidos
  • fevereiro 21, 2020

Resumo

Este trabalho aborda a importância de um sistema de captação do chorume em um aterro sanitário, e tem como objetivo geral reunir os métodos e técnicas mais relevantes para a captação de chorume utilizados no Brasil. O estudo foi realizado através de revisão bibliográfica, análise de artigos e normas brasileiras publicados entre 1992 a 2016. Os Resíduos Sólidos são os principais geradores de chorume sendo um grande problema para muitas cidades, e o local de tratamento e disposição do mesmo são os aterros sanitários. Foi visto que o principal impacto causado pelo descarte inadequado pelo percolado ocasiona graves danos ao meio ambiente, à saúde pública, sendo o lençol freático o maior prejudicado. A eficiência da gestão do sistema de captação percolado nos aterros sanitários está diretamente ligada a interação do poder público, privado, sociedade e nos vários segmentos envolvidos, e com a tecnologia que vem avançando ao longo dos anos.

Introdução

O aterro sanitário é o sistema de disposição e tratamento de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos), mais viável e utilizado no Brasil, pois tem como pontos positivos, o baixo impacto ambiental, o controle de poluição, e os custos financeiros. É uma obra complexa de engenharia, fundamentada por normas operacionais especificas.

Uma das principais obras do aterro sanitário é o sistema de drenagem, já que compreende todas as medidas para o escoamento das águas das chuvas, chorume percolado e queima do Biogás. O controle das emissões de percolados e gases, bem como o monitoramento ambiental geotécnico é fundamental para o controle da estabilidade dos taludes e garantia da eficiência do mesmo.

A falta de uma drenagem de águas pluviais eficiente pode causar maior infiltração na célula, aumentando o volume do percolado gerado. Sendo assim, se esse aumento percolado não for drenado corretamente para fora da célula, o mesmo pode infiltrar pelos taludes, e escoar pelas caneletas de águas superficiais, e pode haver a contaminação do solo e das águas subterrâneas, gerando crime ambiental. Qual a importância do sistema de captação de chorume no aterro sanitário?

Autora: PAULA DIAS GALLI.

baixe-aqui

AnteriorAnteriorResíduos de Rondonópolis/MT originados da construção irão para usina de reciclagem
PróximoComunicado – CarnavalPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Uso de água no Brasil: o papel do efeito tecnológico

0 min de leitura

Nesse contexto, o objetivo deste artigo é investigar o papel do efeito tecnológico sobre as variações no volume utilizado de água no Brasil entre 2013 e 2017.

Microplásticos: Contaminantes de Preocupação Global no Antropoceno

2 min de leitura

Aqui apresentamos uma visão geral da indústria do plástico, os microplásticos como contaminantes no Antropoceno e revisamos a literatura sobre a contaminação por microplásticos em matrizes ambientais brasileiras com suas respectivas metodologias.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Tratamento de esgotos, lodos e polimento de efluentes com sistemas wetlands construídos

Data: 03/08

O objetivo desse curso é apresentar o potencial dos principais usos dessa tecnologia para o setor de saneamento, instruindo os participantes a selecionar arranjos, pré-dimensionar sistemas, avaliar viabilidades e comparar esta tecnologia com outras opções tecnológicas em aspectos operacionais, ambientais e econômicos. 

Mais informações »

Parceiros

clean environment brasil
suez
logo-netzsch
DENORA
Penetron
logo-bioproj
paques-logo-home.jpg
bf-dias
Superbac
Conaut
aquamec

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.