saneamento basico

Modernização institucional e gestão dos serviços e de pessoas na fiscalização – combate as fraudes na micromedição

Resumo

O Programa de MODERNIZAÇÃO INSTITUCIONAL E GESTÃO DOS SERVIÇOS E DE PESSOAS NA FISCALIZAÇÃO – COMBATE AS FRAUDES NA MICROMEDIÇÃO, trata-se de um estudo – Case do Serviço de Saneamento Ambiental – SANEAR de Rondonópolis, Estado de Mato Grosso, que iniciou em novembro de 2.016, conduzido pela Diretoria Geral, através da Diretoria Administrativa e Financeira do SANEAR.

As ações se basearam em uma visão gerencial, voltada para modernização do Setor Comercial da Autarquia, com investimentos nos recursos humanos disponíveis e imprescindíveis, com foco em resultados e satisfação dos seus clientes, bem como de todos os colaboradores envolvidos na realização/execução dos mesmos. Reconhecendo assim, a necessidade de investir em pessoas, inclusive reduzindo custos e melhorando a performance, com resultados surpreendentes.

Este Programa é um bom caminho a ser adotado pelas Prestadoras de Serviços de Saneamento, uma vez que, os recursos, estão cada dia mais escassos e lidamos com instrumentos essenciais à vida e com um bem tão precioso, que é a água. A promoção de Leituristas em Agentes Administrativos Externos do SANEAR,foi uma grande saída para o aprimoramento das funções e competências dos mesmos, atrelada a necessidade de fiscalização e redução das fraudes, que impactam expressivamente as Prestadoras de Serviços de Saneamento, no Brasil.

Este trabalho tem como estudo de caso o gerenciamento de recursos e pessoas, a modernização institucional e a melhoria na fiscalização e combate às fraudes na micromedição da Autarquia, que foi desenvolvida e aplicada através do trabalho de consultoria externa, sobre Controle de Perdas e Eficiência Energética, contratada pelo SANEAR.

Introdução

O presente trabalho tem o objetivo de averiguar o modelo de gerenciamento do Setor Comercial do Serviço de Saneamento Ambiental – SANEAR de Rondonópolis/MT, através das várias ações instituídas e implementadas pela Diretoria Geral, através de sua Diretoria Administrativa e Financeira, em busca das modernizações institucionais do Setor Comercial, bem como da incrementação das competências dos Leituristas em Agentes Administrativos Externos, através da otimização da mão de obra disponível, na melhoria do cenário do perfil dos clientes com consumo de água de 0 a 10 m³, no aumento das metas de leituras diárias/mensais dos hidrômetros e consequentemente da redução dos dias no cliclo de leitura, assim como, na redução das fraudes na micromedição e consequentemente a melhoria do faturamento e arrecadação do SANEAR. Os serviços de saneamento básico são de extrema relevância para as atividades diárias da população e para a melhoria da qualidade de vida e da saúde das comunidades, porém ainda há muitas práticas abusivas de seu uso, principalmente de furtos ou fraudes (ligações clandestinas), no sistema de micromedição da distribuição da água tratada, consequentemente há evasões de receita financeira e desperdício de recursos, em seu amplo aspecto.

O SANEAR é uma Autarquia Municipal, instituída em 10 de março de 2.000 e, atualmente com 94.911 economias, com 65% de esgoto coletado e tratado (março de 2.018), possui seu quadro de colaboradores reduzidos, e com um perfil atual dos clientes, onde 54,19% (janeiro de 2.017) estavam na faixa de consumo de água de 0 a 10 m³. Rondonópolis é uma cidade do estado de Mato Grosso, de clima tropical, cuja a temperatura média anual é de 24,8° não ultrapassando os 21,7° no mês de julho, onde a média de habitantes por imóvel é de 4 moradores e o consumo per capta é de 170,4 litros (SNIS 2.016), apresenta-se pelo histórico de consumo pouco acima da média do Estado Mato Grosso de 168,2 litros e no Brasil, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS, o consumo per capita é de aproximadamente 162 litros por habitante por dia.

Autores: Herotsan de Souza Puerro; Doris Aparecida Garisto Lins; Terezinha Silva de Souza e Antonieta Garcete de Almeida.

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