saneamento basico

Determinação da composição gravimétrica de resíduos sólidos de Feira em Sorriso/MT

Resumo

O aumento da população e a crescente demanda por produtos que atendam suas necessidades faz crescer o número e os tipos de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) gerados. Esses resíduos são responsáveis por diversos problemas ambientais ligados a poluição do meio ambiente e problemas de saúde. Ao analisar essas questões e observar o aumento crescente no número de frequentadores da AFESO- Feira do Produtor Rural de Sorriso, o que leva a um maior consumo e maior geração dos resíduos sólidos, realizou-se essa pesquisa a fim de se determinar composição gravimétrica. A composição gravimétrica foi feita através da coleta e pesagem de todo o lixo gerado nos dias de feira. Além da composição foi analisado o período de maior geração no mês e na semana. Na AFESO não é realizada a coleta seletiva dos resíduos, e o resíduo mais representativo da composição gravimétrica é a matéria orgânica, principalmente bagaço de cana e laranja, tendo maior geração aos sábados. No total foram 3781,243Kg de resíduos gerados durante a pesquisa.

Introdução

O aumento da população e a crescente demanda por produtos que atendam suas necessidades faz crescer o número e os tipos de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) gerados. Esses resíduos são responsáveis por diversos problemas ambientais ligados a poluição do meio e danos à saúde como as doenças transmitidas por vetores (MOTA, 2011).

A análise dos problemas relacionados aos RSU deve envolver todo o seu ciclo de vida. O ciclo de vida do produto, conforme BRASIL (2010), é uma “série de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, a obtenção de matériasprimas e insumos, o processo produtivo, o consumo e a disposição final”.

Para resolver os problemas da geração de resíduos é preciso realizar o gerenciamento integrado dos RSU, além de contar com alternativas tecnológicas adequadas.

“Com relação às técnicas de tratamento dos resíduos urbanos, é importante a busca de soluções integradas, capazes de considerar os diferentes resíduos gerados e suas múltiplas características” (PROSAB, 2014). A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos exige que os particulares elaborem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Quantificar e caracterizar fisicamente os RSU é fundamental para efetuar uma correta gestão de resíduos. De acordo com Moura (2012), partindo da caracterização, ou seja, do levantamento das características, não só qualquer medida relacionada à limpeza pública é tomada, mas também melhorias nas ações de gerenciamento já adotadas são realizadas.

Autores: Alyne Ingrity Spengler; Juliana Gervasio Nunes e Domkarlykison Mahamede Moraes Ferreira.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »