saneamento basico

Conteúdos Técnicos

AST Ambiente-Lixiviados (chorume) de Aterros Sanitários

Chorume – O que é?

A produção de Chorume é uma consequência da deposição de resíduos em aterros sanitários.

Pode-se então, dizer que o Chorume é um efluente residual líquido, composto por uma mistura complexa de microrganismos, substâncias orgânicas e inorgânicas. A água contida nos resíduos sólidos depositados no aterro, que se liberta como consequência da sua decomposição, acrescida das águas pluviais, que percolam pela massa permeável de resíduos, dão origem ao Chorume.

O Chorume é influenciado por vários fatores, como a idade dos aterros, do tipo de resíduos neles contidos, entre outros, o que significa que a sua composição pode variar de aterro para aterro e durante a operação dos aterros.

A quantidade de Chorume produzido depende maioritariamente do método de compactação dos resíduos, dos tipos de resíduos depositados e das condições climáticas do local.

 

Entenda mais

  • Como evitar os impactos do Chorume no meio ambiente?
  • O que é a Osmose Reversa?
  • Porque é que o tratamento do Chorume deve ser uma prioridade?
  • Quais são as vantagens da Osmose Reversa?

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Concessão Saneamento Itaú de Minas

Concessão do saneamento de Itaú de Minas já tem interessadas

Pelo menos duas empresas de saneamento do setor privado manifestaram interesse na concessão do serviço em Itaú de Minas, no Sul do Estado, durante a etapa de consulta pública, concluída em 21 de janeiro deste ano. As empresas são a Cristalina Saneamento e a Orbis Ambiental, que também disputou a licitação do serviço em Alpinópolis, cidade da mesma região e de tamanho similar a Itaú.

Leia mais »
Serviços de Coleta de Lixo

Mais de 90% dos brasileiros contam com serviço de coleta de lixo

Os serviços de coleta de lixo, direta ou indireta, beneficiavam 90,9% dos brasileiros em 2022, segundo dados do Censo 2022 divulgados na sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa mostra que 82,5% dos moradores têm seus resíduos sólidos coletados diretamente no domicílio por serviços de limpeza.

Leia mais »
Risco Ambiental Fármacos Esgoto

Avaliação de risco ambiental de fármacos e desreguladores endócrinos presentes no esgoto sanitário brasileiro

Este estudo investigou a ocorrência, remoção e impacto na biota aquática de 19 contaminantes de preocupação emergente (CEC) comumente reportados no esgoto brasileiro bruto e/ou tratado. Para 14 CEC (E1, E2, EE2, GEN, DCF, PCT, BPA, IBU, NPX, CAF, TMP, SMX, CIP, LEV), sua presença em esgoto tratado apresentou um alto risco ambiental em pelo menos 2 dos 6 cenários de diluição considerados.

Leia mais »