saneamento basico

A desinfecção da água: um estudo usando insumos vegetais que possuem psoraleno em tsa

 

Resumo

A radiação UV é conhecida por alterar a estrutura do DNA. Isso é aproveitado no tratamento da água, por meio da desinfecção solar (SODIS), mas esse método é demorado. Procurou-se então por meios para agilizar a inibição de coliformes fecais pela radiação solar. Na universidade de Hopkins, realizou-se pesquisa sobre as propriedades dos psoralenos. Nela, usaram limas da pérsia, que possuem alta concentração desses compostos. Como essa lima não tem preço acessível no Brasil, este artigo compara a ação antimicrobiana de outros sumos vegetais para a aplicação desse procedimento em terras brasileiras. Para tal, usou-se sucos de lima e de limão; batidas de lima, de limão e de aipo como agentes antimicrobianos para TSA em exposição à radiação UV-A ou em sombra e amostra padrão de E. coliDH5-α. Ainda, testou-se a eficiência dos diferentes sumos, esterilizados ou não. Depois, selecionou-se o mais eficiente para realizar extrações em água destilada, etanol 50% e hexano com ultrassom e rota evaporador. As extrações foram usadas para novos TSAs. Observou-se que o limão batido apresentou melhor inibição do crescimento dos microrganismos, em especial quando exposto ao sol. Assim, determinou-se uma fonte acessível para sumos que venham auxiliar na SODIS em território brasileiro.

Autores: Isabel de Paiva Bastos Belém; Beatriz Nascimento Monteiro; Annibal José Roris Rodriguez Scavarda do Carmo e Ana Claudia Dias.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Engeper Convenção Exclusiva

Engeper: Convenção Exclusiva 2024

A Convenção Exclusiva Engeper 2024, realizada em 21 de março em nossa fábrica de Eletrodiálise Reversa em Garça-SP, foi um evento memorável que reuniu especialistas, líderes e profissionais do setor de gestão hídrica para um dia de imersão em soluções inovadoras e networking de alto nível.

Leia mais »