saneamento basico
Drenagem Urbana Microbacia Amazônia

Análise dos indicadores de fragilidade do sistema de drenagem urbana aplicados em microbacia da região amazônica

Drenagem Urbana Microbacia Amazônia

Resumo:

Este estudo parte da avaliação da macrodrenagem do Igarapé Oriundo, riacho afluente do rio Tapajós e que corta a cidade de Itaituba-PA, através de Indicadores de Fragilidade do Sistema (IFS) de natureza ambiental, social, técnica e institucional, a fim de identificar fragilidades e propor uma matriz de soluções visando uma melhor gestão dos riscos, controle de danos e formas de recuperação.

Para isso, inicialmente foi realizada a seleção dos indicadores de referência, e, por conseguinte, tais indicadores foram aplicados por meio de duas vistorias, ocorridas em 2023 e 2024, em 6 pontos de interesse (PI) ao longo do Igarapé Oriundo.

A partir de um diagnóstico ponto-a-ponto, observou-se para cada PI os seguintes graus. Média fragilidade nos PI-1 (nascente) e PI-6 (exutório), sobretudo no quesito ambiental; forte fragilidade nos PI-2 e PI-3 (ambos em áreas parcialmente urbanizadas), com destaque aos parâmetros técnico e ambiental; e muito forte fragilidade nos PI-4 e PI-5 (ambos em áreas de urbanização consolidada), com ênfase nas naturezas técnica, ambiental e social.

LEIA TAMBÉM: Sabesp dá início a obras de tratamento de esgoto no Alto Tietê

Drenagem Urbana Microbacia Amazônia

Por fim, na matriz de soluções propostas, foi possível indicar: projetos que visem à renaturalização do Igarapé Oriundo e à sua introdução no meio urbano, com a criação de:

  • parques lineares;
  • promulgação do Plano Diretor de Drenagem Urbana;
  • elaboração e execução de projetos complementares de mitigação dos impactos às enchentes, com foco na ampliação, melhoria e manutenção do sistema existente;
  • uso de técnicas compensatórias e realocação da população em áreas de risco.

Autores: John Witysel Santos Rodrigues, Marcos Antonio Barbosa da Silva Junior.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Cobrada em algumas cidades há décadas e recém-implantada em outras, a chamada “taxa de lixo” tem ganhado espaço nos debates públicos do Alto Tietê. Embora a medida costume gerar resistência da população, especialistas afirmam que a cobrança deixou de ser apenas uma opção das prefeituras e passou a ser uma exigência legal prevista na Lei Federal nº 14.026/2020, conhecida como Novo Marco Legal do Saneamento Básico, que determina que os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos tenham sustentabilidade econômico-financeira, ou seja, uma fonte específica de arrecadação.

Leia mais »
SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

Melhorar a transparência na gestão de resíduos e criar mecanismos mais eficientes. Para acompanhar os resultados da logística reversa estão entre os desafios de Santa Catarina para avançar na economia circular. Para atender a essa demanda, o estado ganhou uma nova plataforma digital. Com ela, será possível acompanhar, de forma integrada, todo o fluxo da logística reversa no estado.

Leia mais »
Você usaria água de reúso

Você usaria água de reúso?

Imagine a seguinte situação: você lava o carro com água potável. Depois, rega o jardim com água potável. Dá descarga no vaso sanitário usando água potável. Agora pense por um instante: será que todas essas atividades realmente precisam utilizar uma água com qualidade para consumo humano?

Leia mais »
Sistema Cantareira passará a operar na Faixa de Alerta em julho

Sistema Cantareira passará a operar na Faixa de Alerta em julho

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas). Informam que o Sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, passará a operar na Faixa 3 – Alerta a partir de 1º de julho. A medida segue o que estabelece a Resolução Conjunta nº 925, de 29 de maio de 2017.

Leia mais »
Por que concessionárias estão substituindo leituras mensais por monitoramento contínuo EOS Systems

Por que concessionárias estão substituindo leituras mensais por monitoramento contínuo | EOS Systems

No setor de saneamento, o modelo tradicional de leituras mensais está rapidamente se tornando obsoleto. Isso porque vazamentos invisíveis, fraudes e perdas operacionais não podem mais esperar 30 dias para serem detectados. Por isso, concessionárias estão migrando para o monitoramento contínuo, adotando tecnologia que transforma dados em decisões estratégicas em tempo real.

Leia mais »