saneamento basico
Economia circular Marco do Saneamento

Situação da economia circular a partir do Novo Marco Legal do Saneamento Básico no Brasil

Economia circular Marco do Saneamento

Resumo

O artigo discute a necessidade de repensar um sistema econômico mais sustentável em decorrência da crescente pressão sobre os recursos naturais e as crises ambientais e climáticas, destacando a importância da economia circular na discussão ambiental e do saneamento básico.

O texto também aborda as normas internacionais voltadas para o desenvolvimento sustentável, tais como a Agenda 2030 e o Pacto de Paris, que têm como objetivo atenuar a crise ambiental.

A economia mundial vem sendo construída com base em um modelo linear de mercado que apresenta contradições, como a crescente pressão sobre os recursos naturais, bem como o fato destes serem limitados (Pereira et al., 2022).

Nesse sentido, a necessidade de consumir mais recursos para suprir exigências do presente aponta uma preocupação concernente ao futuro, na medida em que a escassez de recursos naturais leva ao aumento de preços, a conflitos geopolíticos e a desigualdades sociais.

Esse contexto é o plano de fundo das crises ambientais e climáticas, o que deixa evidente a urgência de repensar um sistema econômico mais sustentável.

Autores: Dafne Fernanda Alves e Silva; Elisa Inácio da Silva; Louise da Silveira; Sabrina de Oliveira Anício; Thelmo de Carvalho Teixeira Branco Filho e Tadeu Fabrício Malheiros.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias: