saneamento basico

Educação ambiental no correto descarte de pilhas e baterias

O trabalho teve como objetivo avaliar o conhecimento sobre educação ambiental dos alunos do ensino médio. O foco do estudo foi uma escola estadual e uma particular nos municípios de Arapiraca–AL e Girau do Ponciano–Al, respectivamente. O tema abordado foi acerca dos problemas causados pelo descarte incorreto de pilhas e baterias.

Educação ambiental no correto descarte de pilhas e baterias:

Para tanto, foi estruturado um questionário que foi entregue aos alunos para obtenção dos resultados. Por meio da aplicação dos questionários foi observado que do total de 158 entrevistados (alunos de escolas particulares e públicas), 75,3% fazem o descartem de pilhas e baterias em lixo comum. Demonstrando, portanto, desconhecer dos perigos que são causados pelo descarte incorreto ou por não ter ponto de coleta próximo as suas residências. Uma vez que, do total de entrevistados, 91% afirmam não ter ponto de coleta próximo de onde residem.

No ambiente escolar foi percebido que as escolas não fazem ou não incluem os alunos em projeto voltados a temática, ao meio ambiente, já que 86,7% responderam não participar de projetos na escola. Portanto, é muito importante a realização de ações de educação ambiental com os alunos incorporando as legislações Lei N° 9.795/99 e a Lei n° 6.938/81, além das medidas estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular e as inclusões dos Temas Contemporâneos Transversais; a população local de Arapiraca também devem participar de projetos ambientais e voltados a saúde, principalmente a respeito da importância do descarte adequado de pilhas e baterias.

Autores: Jadsom Martins Costa; Denison Bispo Ferreira; Amanda Lima Cunha e Aldenir Feitosa dos Santos.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Cidade brasileira está sendo invadida pelo mar

Cidade brasileira está sendo invadida pelo mar, prédios estão tortos e solução pode custar R$ 200 milhões para conter alagamentos, modernizar drenagem e proteger mais de 200 mil moradores nos próximos anos

Recursos aprovados pelo BNDES serão usados na estruturação de intervenções de drenagem, canais, comportas e proteção costeira em Santos. A execução depende de projetos e licenciamento. A correção dos edifícios inclinados segue em uma frente financeira separada.

Leia mais »