saneamento basico

Projeto de educação ambiental através do monitoramento participativo da qualidade da água na área urbana de Caxias do Sul (RS)

Resumo

Este trabalho teve como objetivo geral apresentar uma proposta de monitoramento participativo da qualidade da água para um córrego próximo a uma escola pública do Município de Caxias do Sul – RS – Brasil. Por meio deste os participantes do projeto puderam compreender os fatores que interferem na sobrevivência dos organismos aquáticos desenvolvendo a visão da importância da preservação destes ambientes para a manutenção da vida. A metodologia utilizada no desenvolvimento do projeto pretendeu envolver toda a comunidade escolar da E.M.E.F. Italo João Balen, localizada na Microbacia do Arroio Pena Branca pertencente à Bacia Hidrográfica do Rio Caí, na zona urbana do Município de Caxias do Sul – RS – Brasil. Um grupo de dois professores e seis estudantes dos Anos Finais da referida escola, participaram de diversas atividades, a fim de serem os multiplicadores ambientais da proposta. Estas atividades específicas incluíram definição do corpo hídrico de estudo, fundamentação teórica sobre recursos hídricos, montagem e monitoramento de ecossistema artificial de água doce, coleta de amostras e análise da qualidade da água de um arroio, coleta, triagem e identificação de bioindicadores da qualidade da água. Para o envolvimento da comunidade escolar foram propostas atividades de capacitação do corpo docente e de participação de parte do corpo discente no projeto. As atividades específicas realizadas pelos dois professores e os seis estudantes permitiram inferir que as águas do Arroio Pena Branca estão comprometidas em termos de qualidade, devido às ações antrópicas. A instalação e monitoramento do aquário na escola possibilitou a sensibilização ambiental da comunidade escolar, através da percepção da importância da preservação dos ecossistemas análogos a ele, possibilitando a compreensão do equilíbrio ecológico para a manutenção da vida aquática. A capacitação do corpo docente por meio de atividade de campo foi essencial para o seu despertar e o envolvimento com o tema. A participação dos demais estudantes no projeto deu início ao processo de organização e planejamento de feiras de ciências para os próximos anos, e ainda, a formação de um clube de ciências por parte dos estudantes interessados. Almejando uma relação sustentável entre o homem e o meio ambiente, o tema Educação Ambiental e Recursos Hídricos vem contribuir nessa busca, principalmente no sentido de aproximar o estudante e a escola do seu entorno, do seu bairro, da sua cidade, tornando os envolvidos conscientes do meio natural existente no seu meio construído, no ecossistema urbano.

Introdução

As alterações nos ecossistemas aquáticos, decorrentes das mais diversas atividades humanas, têm gerado grande preocupação em relação à disponibilidade e qualidade dos recursos hídricos (CALLISTO; MORETTI; GOULART, 2001). Barbosa, Callisto e Galdean (2000) declaram que a saúde destes ecossistemas pode ser aferida tanto por meio das características de sua estrutura, baseada em elementos biológicos e na sua relação com parâmetros físico-químicos, quanto por meio das características de seu funcionamento, baseadas nos processos fundamentais para a manutenção da biodiversidade.

Entretanto, os resultados de estudos técnico-científicos, especialmente a respeito da temática água, devido sua relevância à sociedade, não devem ficar restritos ao âmbito acadêmico. É necessário que a sociedade se aproprie desse conhecimento, de forma a fazer valer seu juízo de valor, utilizando-o para desempenhar um papel ativo na gestão ambiental pública. Por meio da Educação Ambiental nas escolas de ensino básico, é possível atingir uma camada representativa da sociedade, uma vez que a faixa etária jovem apresenta o potencial ideal para a absorção de novos conceitos de ocupação do espaço geográfico, além da formação de uma consciência crítica em torno de questões e problemas ambientais (SECCO, 1998).

Esta abordagem aproxima o estudante de sua realidade local, complementando e enriquecendo o material didático utilizado em sala de aula, já que uma das maiores dificuldades dos professores tem sido a escassez de recursos didáticos que permitam a transmissão do conteúdo técnico-científico em ecologia, utilizando uma linguagem acessível e de fácil compreensão (MACHADO, 1996).

Neste contexto este trabalho apresenta um projeto de inserção da temática ambiental no ambiente escolar, desenvolvido de novembro de 2014 a novembro de 2015 em uma escola pública de Ensino Fundamental localizada na cidade de Caxias do Sul-RS-Brasil, utilizando estratégias de aprendizagem significativas e ativas como o monitoramento participativo da qualidade da água.

Autores: Anarisa Fátima Carminatti; Vania Elisabete Schneider; Sofia Helena Zanella Carra e Veronica Casagrande.

baixe-aqui

Últimas Notícias: