saneamento basico

Proposta de um plano de monitoramento de efluentes industriais com metais pesados para o município de Bauru – SP

Resumo

A poluição por metais pesados é um problema ambiental que demanda atenção pelos riscos que traz à saúde humana e à qualidade ambiental. Os metais pesados têm a capacidade de se acumular nos organismos. Nos seres humanos, a exposição aos metais pesados, é capaz de gerar diversos problemas de saúde como o câncer, doenças neurológicas e entre outros. Os maiores responsáveis pela contaminação do meio ambiente, pela emissão de metais pesados, são as indústrias. Quando os efluentes líquidos industriais estão contaminados com metais pesados e são lançados, sem tratamento adequado, nos corpos hídricos podem poluir suas águas. Entretanto, as indústrias devem tratar seus efluentes para lança-los na rede pública de coleta e transporte de esgoto, ou nos corpos hídricos, respeitando os padrões de qualidade definidos em lei. Os distritos industriais de Bauru- SP estão localizados em regiões interligadas na rede pública de coleta e transporte de esgotos. Atualmente, o esgoto coletado é lançado in natura no Rio Bauru, mas existe uma estação de tratamento de esgotos gerado no município que não é tratado. Como o município apresenta uma grande quantidade de indústrias com potencial de gerar efluentes com metais pesados, é importante monitorar e ter um controle social se o esgoto que está sendo lançado na rede pública tem presença destas substâncias, afinal elas também podem prejudicar o futuro tratamento de esgoto. Este trabalho localizou dos distritos industriais do município e os metais pesados que podem estar sendo gerados no município. Com isso, e baseado em uma análise documental, foi elaborado um protocolo de amostragem de esgoto para identificar a presença de metais pesados na rede pública de coleta e transporte de esgoto que pode ser utilizado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente de Bauru.

Introdução

A poluição ocorre quando matérias, ou energia, são lançadas no meio ambiente podendo afetar a vida dos seres vivos (SÁNCHEZ, 2006). Um exemplo de introdução de matérias poluidoras é o lançamento sem tratamento de efluentes das indústrias nos corpos hídricos (AGUIAR, 2002).

Assim, a solução encontrada para evitar maiores problemas ambientais, são as construções das estações de tratamento de esgoto (ETE), na qual os efluentes descartados pelo município são tratados de modo a estarem em condições aceitáveis e seguindo as legislações ambientais (OLIVEIRA, 2006).

Um dos tipos de efluentes industriais que tem se destacado pelas graves consequências ao meio ambiente, são aqueles que possuem metais pesados e não passam por tratamento antes de serem lançados em corpos hídricos. Os metais pesados são substâncias que apresentam uma alta toxicidade, deste modo acabam prejudicando o tratamento biológico dos efluentes, como por exemplo, reduzem o processo de decomposição das matérias orgânicas pois acabam contaminando os microrganismos responsáveis por essa ação (AGUIAR, 2002).

Autor: Lucas Haruiti Nakadakari.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Cobrada em algumas cidades há décadas e recém-implantada em outras, a chamada “taxa de lixo” tem ganhado espaço nos debates públicos do Alto Tietê. Embora a medida costume gerar resistência da população, especialistas afirmam que a cobrança deixou de ser apenas uma opção das prefeituras e passou a ser uma exigência legal prevista na Lei Federal nº 14.026/2020, conhecida como Novo Marco Legal do Saneamento Básico, que determina que os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos tenham sustentabilidade econômico-financeira, ou seja, uma fonte específica de arrecadação.

Leia mais »
SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

Melhorar a transparência na gestão de resíduos e criar mecanismos mais eficientes. Para acompanhar os resultados da logística reversa estão entre os desafios de Santa Catarina para avançar na economia circular. Para atender a essa demanda, o estado ganhou uma nova plataforma digital. Com ela, será possível acompanhar, de forma integrada, todo o fluxo da logística reversa no estado.

Leia mais »
Você usaria água de reúso

Você usaria água de reúso?

Imagine a seguinte situação: você lava o carro com água potável. Depois, rega o jardim com água potável. Dá descarga no vaso sanitário usando água potável. Agora pense por um instante: será que todas essas atividades realmente precisam utilizar uma água com qualidade para consumo humano?

Leia mais »
Sistema Cantareira passará a operar na Faixa de Alerta em julho

Sistema Cantareira passará a operar na Faixa de Alerta em julho

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas). Informam que o Sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, passará a operar na Faixa 3 – Alerta a partir de 1º de julho. A medida segue o que estabelece a Resolução Conjunta nº 925, de 29 de maio de 2017.

Leia mais »
Por que concessionárias estão substituindo leituras mensais por monitoramento contínuo EOS Systems

Por que concessionárias estão substituindo leituras mensais por monitoramento contínuo | EOS Systems

No setor de saneamento, o modelo tradicional de leituras mensais está rapidamente se tornando obsoleto. Isso porque vazamentos invisíveis, fraudes e perdas operacionais não podem mais esperar 30 dias para serem detectados. Por isso, concessionárias estão migrando para o monitoramento contínuo, adotando tecnologia que transforma dados em decisões estratégicas em tempo real.

Leia mais »