saneamento basico

O processo histórico de ocupação e de ocorrência de enchentes na planície fluvial do rio Pinheiros de 1930 até os dias atuais

Resumo

O processo de urbanização de São Paulo impôs grandes modificações em seus sistemas fluviais originais, sendo um caso relevante o da planície fluvial e canal do rio Pinheiros. O objetivo central deste artigo é aprofundar a caracterização geomorfológica dessas modificações avaliando seu significado para os padrões de ocorrência de inundações e enchentes. Para tanto, usaram-se as ferramentas da geomorfologia antropogênica, principalmente a cartografia geomorfológica retrospectiva, a abordagem histórica e o uso dos geoindicadores. Do ponto de vista das mudanças geomorfológicas, esse processo pode ser sistematizado em três momentos: até a década de 1930, da década de 1930 à de 1990 e da década de 1990 aos dias atuais. Apesar de as enchentes serem um problema constante e resistente na região, projetos que procuram diminuir seus impactos por meio da preservação de setores da planície têm sido sistematicamente ignorados pelos gestores da cidade. Este artigo mostra como a preservação de remanescentes do sistema fluvial e a recuperação das funções hidrológicas perdidas são essenciais para a requalificação urbana, enfatizando a planície fluvial do rio Pinheiros e a necessidade de uma mudança radical na lógica de ocupação e apropriação de planícies fluviais meândricas similares às do rio Pinheiros.

Autores: Rodolfo Alves da Luz e Cleide Rodrigues.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Com saneamento, renda pode ser quase 50% maior no Brasil

Com saneamento, renda pode ser quase 50% maior no Brasil

Ter acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário vai muito além da saúde: significa mais oportunidades, qualidade de vida e crescimento econômico. Um levantamento do IBGE de 2024 revela que trabalhadores que vivem em áreas com saneamento básico completo recebem, em média, quase 50% a mais do que aqueles que ainda não têm acesso aos serviços. O dado reforça como o saneamento impacta diretamente o desenvolvimento das famílias e das cidades.

Leia mais »
Estudantes brasileiros criam membrana que limpa água contaminada por apenas R$ 0,01 a aplicação, remove óleo, corante, turbidez e microrganismos, pode ser reutilizada 20 vezes e promete levar trat

Estudantes brasileiros criam membrana que limpa água contaminada por apenas R$ 0,01 a aplicação, remove óleo, corante, turbidez e microrganismos, pode ser reutilizada 20 vezes e promete levar tratamento barato a comunidades sem água potável

Projeto Watreat, finalista da FEBRACE 2025. Usa membrana biopolimérica para tratar água contaminada com baixo custo, segundo resumo oficial. Estudantes Isabelle de Sousa Battocchio e Miguel Ribeiro da Silva relatam remoção de óleo vegetal, azul de metileno. Ademais, urbidez e microrganismos, com reuso por 20 ciclos e vazão de 24 L/h.

Leia mais »