Skip to content
sexta-feira, agosto 19, 2022
Últimas Notícias:
  • Lodos gerados nas estações de tratamento de esgotos no Distrito Federal: um estudo de sua aptidão para o condicionamento, utilização e disposição final
  • Above Net na Fenasan 2022
  • Biden sanciona lei de US$ 430 bilhões para combater mudanças climáticas
  • Governo cancela leilão de energia nova A-6 por falta de demanda das distribuidoras
  • Saneamento básico: com inflação, custo para universalização é de quase R$ 900 bi
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato

A era dos dados sem aquisição de instrumentação chegou!

  • Acervo Técnico, Outros
  • agosto 17, 2021

Empresas de saneamento buscam soluções tecnológicas para maximizar a qualidade e produtividade de seus serviços

Com o novo Marco Regulatório do Saneamento, as empresas que atuam no segmento buscam aumentar sua competitividade para se adaptar a esta nova realidade de mercado. Para tanto, buscam soluções tecnológicas para maximizar a qualidade e produtividade de seus serviços.

Para garantir o bem-estar da população, as operadoras de saneamento prezam pela qualidade final da água distribuída. Caso esse controle não seja bem feito, os impactos na saúde pública, assim como o dano à imagem da empresa seriam extremamente prejudiciais.

A abordagem tradicional para monitoramento online da qualidade da água envolveria a compra, instalação, integração, comissionamento, utilização, manutenção e depreciação dos equipamentos de monitoramento, o que envolve todo o processo de requisição e aprovação de capital, contratação de mão-de-obra especializada para instalação e comissionamento, treinamento da equipe de manutenção, funcionamento da instrumentação no médio e longo prazos e até a baixa no patrimônio após o término da vida útil do equipamento. Isso faz com que as empresas de saneamento necessitem ter uma equipe técnica com as mais diferentes competências ao invés de se focar na essência e expertise do seu negócio: tratamento de água.

Em linha com a tendência observada em diferentes segmentos de mercado, a Hexis Científica vem implementando um novo modelo de contratação de serviço, onde transfere o desenho, especificação, instalação, integração, comissionamento, manutenção, manejo, calibração e ajustes dos equipamentos de alta complexidade nós, sendo a responsabilidade da Hexis, fornecer o resultado da análise, garantindo padrões de serviços e disponibilidade estabelecidos.

Neste processo o cliente receberá em seus sistemas os dados analíticos de Potencial Óxido Redução (Redox), Potencial Hidrogeniônico (pH), Temperatura, Turbidez, Cloro Residual Livre, Condutividade, Residual de Fluoretos, entre outros, das amostras de água das várias etapas do processo de tratamento (água bruta, água clorada, água alcalinizada, água final, etc).

             

Após a implementação do projeto, a operadora de saneamento pode passar a operar de forma remota algumas estações de tratamento de água ou efluentes devido à confiança que a solução trará. O acionamento de válvulas, limpezas e dosagem são feitas de forma automática embasados na qualidade dos dados apresentados pelos instrumentos.

A qualidade final da água distribuída à população é garantida, pois os registros das análises pelos equipamentos impedem qualquer distorção das informações. Os relatórios da qualidade da água serão gerados automaticamente e em tempo real, o que permitirá o controle total em cada etapa do processo, com diagnósticos mais precisos em busca constante da melhoria de eficácia operacional.

Esse é um modelo de negócios pioneiro do mundo, uma vez que a empresa de saneamento passa a comprar os dados e remunera a Hexis por desempenho no fornecimento e disponibilidade de dados precisos, minimizando o risco de operação do processo de tratamento de água que se concentra na instrumentação e automação. Ou seja, a operação da solução fica sob responsabilidade da Hexis, que é especialista em sistemas de instrumentação analítica, enquanto a empresa de saneamento se enfoca nas suas atividades essenciais, que é o fornecimento de água limpa para a população e tratamento de efluentes.

Benefícios esperados

Operacionais:

  • Qualidade dos resultados obtidos das instrumentações analíticas, aumentando a confiabilidade para tomadas de decisões;
  • Automação dos sistemas, com possibilidade de gestão e operação remota.
  • Disponibilização da mão de obra para outras atividades mais importantes na ETA/ETE.
  • Maior longevidade dos ativos operacionais, manutenções assertivas preventivas e corretivas com todos os acessórios e peças genuínas do fabricante;
  • Disponibilidade de peças, acessórios e reagentes no momento que surge a necessidade.
  • Padronização dos equipamentos e metodologias com o laboratório (Hach).

Financeiros:

  • Possibilidade de redução de custo com químicos – utilizando somente a quantidade exata necessária.
  • Custo fixo mensal, reajustado anualmente pelo IGPM, saindo do risco de variação cambial diário.
  • Livre de altos custos de manutenções de equipamentos sem acompanhamento correto.
  • Não é necessário a contratação de profissionais altamente qualificado em eletroquímica, eletrônica e mecânica de processos e instrumentação analítica.

Sobre a Hexis Científica

A Hexis faz parte da Plataforma de Qualidade da Água da Danaher. Temos como missão proteger o meio ambiente e pessoas, fornecendo soluções inovadoras que garantam aos nossos clientes análises precisas e confiáveis para superarem desafios que impactam nossa qualidade de vida.

Estamos presentes em todo o ciclo da água – Acesse o site – www.hexis.com.br para saber mais sobre as principais soluções em instrumentos e consumíveis para laboratório, processo e meio ambiente.

AnteriorAnteriorPL cria Programa de Descarte de Resíduos de Material Médico-hospitalar
PróximoEstação de Tratamento de Esgoto Compacta para Loteamentos – Cedral/SPPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Lodos gerados nas estações de tratamento de esgotos no Distrito Federal: um estudo de sua aptidão para o condicionamento, utilização e disposição final

1 min de leitura

Nesse contexto, a presente pesquisa objetivou a caracterização dos processos de geração e tratamento e da qualidade do lodo de esgotos gerado em todas as ETEs do DF, com vistas a identificar as alternativas de disposição final que sejam técnica e ambientalmente viáveis.

Aterros do mundo todo liberam muito metano

1 min de leitura

Nosso trabalho demonstra como os satélites complementares permitem a detecção, identificação e monitoramento global de superemissores de metano em nível de instalação.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

Datas

21 e 28 de setembro de 2022.

Com o novo Marco de Saneamento completando um ano, as oportunidades de negócios estão se multiplicando e a carência de novos gestores se evidenciando.

Mais informações »

Parceiros

bf-dias
suez
Conaut
DENORA
Penetron
Superbac
logo-bioproj
paques-logo-home.jpg
clean environment brasil
aquamec
logo-netzsch

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.