saneamento basico
ESG Pacto Global

ESG é um sinal de compromisso com o Pacto Global

ESG Pacto Global

A Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000, através do então secretário- geral, Kofi Annan, estabeleceu o Pacto Global, sediado em Nova Iorque, que orienta empresas do mundo inteiro a seguirem estratégias em prol de ações por direitos humanos, combate à corrupção e preservação do meio ambiente.

Ao adotar práticas que promovem a proteção do meio ambiente, a responsabilidade social e a boa governança, as organizações estarão investindo numa nova era de negócios com impacto positivo.

“É difícil para uma empresa conseguir levar adiante estas ações de inovação e sustentabilidade, sem que as lideranças estejam verdadeiramente engajadas com esta temática”, enfatiza Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios.

Um estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana Union + Webster, e divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), apontou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de negócios sustentáveis e 70% dos entrevistados disse que não se importa em pagar um pouco mais por isso.

Para Caroline Soares, Gerente de Supply Chain da Pitney Bowes Brasil, multinacional especializada em soluções de logística, envio de documentos e pacotes, por toda visibilidade e os impactos que causam, é muito importante que as empresas deem ênfase às iniciativas de ESG, pois os consumidores exigem que as companhias adotem práticas sustentáveis do ponto de vista ambiental (uso de energia, disponibilização de resíduos e seleção de matérias primas de baixo impacto na natureza) e também se comprometam do ponto de vista ético e de inclusão social. “Uma empresa bem-conceituada, em termos de ESG, passa a ser referência para as outras, em um efeito dominó que reverbera por toda a cadeia”, salienta.

LEIA TAMBÉM: Economia interessada no meio ambiente

Certificações

O Brasil tem viabilizado a criação de iniciativas e certificações específicas para avaliar e reconhecer as empresas que aplicam o ESG de forma consistente. Esses selos e classificações fornecem uma referência importante para os investidores e consumidores, permitindo que eles identifiquem e apoiem empresas comprometidas na transformação.

Para Thais Blanco, fundadora da THBlanco Gestão da Transformação e sócia-fundadora da Evolure Consultoria, a implementação de uma Cultura ESG é a chave para quebrar as correntes da conformidade e trazer uma transformação real. “Implementar práticas ESG não é mais apenas um exercício de marcação de checkbox; as organizações devem adotar uma abordagem realmente transformadora, integrando a transformação organizacional e a cultural para implementar práticas ESG de maneira estratégica, material e efetiva”.

A criação de uma área voltada para esta agenda, liderada por um profissional que tenha na bagagem o conhecimento técnico para promover a cultura ESG e formar multiplicadores fortalece este desafio dentro das empresas.

“Empresas comprometidas com o ESG investem em tecnologias limpas, reduzindo a emissão de poluentes e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar”, conclui Vininha F. Carvalho.

Fonte: Portal Comunique-se.

Últimas Notícias:

#Comprometimento e Responsabilidade Técnica

Desde o início da criação da Comissão CE.010:105.007 – Comissão de Estudos de Produtos Químicos para Saneamento Básico, Água e Esgoto da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em março de 2004, atuo como profissional voluntário e imparcial em prol da sociedade brasileira. Esta Comissão faz parte do CB-10, Comitê Brasileiro de Química da ABNT.

Leia mais »
Cagece Rede Esgoto Chuvas

Cagece orienta sobre cuidados com a rede de esgoto durante período chuvoso

Com o início quadra chuvosa em todo o Ceará, os cuidados com as redes de esgoto e de drenagem precisam ser redobrados, e para evitar obstruções, extravasamentos e alagamentos, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) orienta que a população faça o uso correto dos dois sistemas. Dentre as principais orientações: não destinar água de chuva e lixo para a rede de esgoto da Cagece.

Leia mais »
Concessão Saneamento Itaú de Minas

Concessão do saneamento de Itaú de Minas já tem interessadas

Pelo menos duas empresas de saneamento do setor privado manifestaram interesse na concessão do serviço em Itaú de Minas, no Sul do Estado, durante a etapa de consulta pública, concluída em 21 de janeiro deste ano. As empresas são a Cristalina Saneamento e a Orbis Ambiental, que também disputou a licitação do serviço em Alpinópolis, cidade da mesma região e de tamanho similar a Itaú.

Leia mais »