saneamento basico

Filmagem de sistema de esgotamento sanitário uma ferramenta para gestão da manutenção

Resumo

A coordenação da elaboração e revisão das Normas Técnicas da Sabesp é função do Departamento de Acervo e Normalização-TXA. A Norma Técnica Sabesp- NTS 215: Filmagem de sistemas coletores de esgoto foi elaborada em 2005 com o objetivo de padronizar a especificação e recebimento dos serviços de inspeção por televisionamentos nos sistemas lineares de esgoto da Sabesp. Em 2017 a Unidade de Negócio de Tratamento de Esgotos da Metropolitana-MT solicitou ao TXA a revisão dessa norma que se encontra em fase final de conclusão e conta com a participação dos empregados da Sabesp: Fernando Cesar Gomes Pereira, Juliana Marques dos Anjos, Jaime Tsai, Marco Aurélio S. Chakur, Tardo Feliz, Márcio Antônio Milhoratti, Guilherme Akio Sakuma e Marco Aurélio Lima Barbosa. A nova versão apresenta diversas melhorias como:

1. Atualização das tecnologias de filmagem e gravação.
2. Incremento no relatório de inspeção para que o prestador do serviço forneça à Sabesp informações mais
completas e adequadas para conhecimento detalhado do estado do sistema.
3. Atualização da descrição das anomalias e seus códigos.
4. Planilha para lançamento das anomalias, com classificação de intensidade e sua composição (soma).
5. Modelo matemático para atribuições de tolerâncias para anomalias e hierarquização final de trechos
vistoriados que permite ao gestor definir um grau de criticidade, para priorização das ações de manutenção.

Introdução

Os empreendimentos de sistema lineares de esgoto, coletores e interceptores, quando de sua conclusão requerem inspeção interna para verificação de eventuais falhas de execução como, por exemplo: declividades incompatíveis com as prescritas em projetos, vazamento nas juntas, fissuras nas paredes etc. A verificação dessas anomalias obriga o empreiteiro ao refazimento do trabalho para o aceite recebimento da obra. Na fase de operação do sistema a inspeção interna também é fundamental para verificar falhas semelhantes às descritas na fase de construção, acrescidas de outras anomalias como, por exemplo: lançamento clandestino, obstruções, desgastes da estrutura, corrosão, deformações etc. Essas inspeções internas são realizadas por meio de equipamentos de inspeção por meio de circuito fechado de televisão, cujos serviços devem resultar em relatório de inspeção que indica o tipo e localização da anomalia e permite ao gestor do sistema conhecer as condições estruturais e hidráulicas do sistema. Na Sabesp esses serviços são disciplinados pela NTS 215 Filmagem de sistemas coletores de esgoto, norma que se encontra em fase final de revisão apresentando diversas melhorias em relação a versão original datada de 2005.

Autores: Marco Aurélio Lima Barbosa; Guilherme Akio Sakuma e Juliana Marques dos Anjos.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Cagece assina termo para iniciar obras de usina de dessalinização

Cagece assina termo para iniciar obras de usina de dessalinização

A Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) assinou, na quinta-feira (16 de julho), o termo de autorização para o início imediato das obras da Dessal do Ceará. A usina será a maior planta de dessalinização do país. Terá capacidade projetada de 1 metro cúbico por segundo, o equivalente a mil litros de água dessalinizada por segundo.

Leia mais »
ANA realiza ciclo de oficinas sobre implementação da reforma tributária no setor de saneamento básico

ANA realiza ciclo de oficinas sobre implementação da reforma tributária no setor de saneamento básico

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) promoverá, a partir de 22 de julho, um ciclo de oficinas voltado à implementação da reforma tributária no setor de saneamento básico. A iniciativa tem como objetivo orientar as entidades reguladoras infranacionais (ERIs) sobre as mudanças introduzidas pela reforma tributária e seus impactos na regulação dos serviços.

Leia mais »
Desenvolvimento também nasce do que a sociedade descarta

Desenvolvimento também nasce do que a sociedade descarta

Há um dado que merece nossa profunda reflexão: o Brasil recicla apenas 2,2% dos resíduos sólidos urbanos que produz. Menos de 3% de tudo o que consumimos e descartamos retorna à cadeia produtiva. O número impressiona e revela quanto o país ainda desperdiça uma oportunidade de gerar emprego, renda, reduzir gastos públicos e preservar o meio ambiente.

Leia mais »