saneamento basico

Utilização de filtro artesanal a base de zeólita para remoção de ferro e manganês de água subterrânea em comunidade na Amazônia

Resumo

A ocorrência de ferro e manganês em teores elevados nas águas subterrâneas ou superficiais inviabiliza o consumo humano sem um tratamento adequado. Na Amazônia, diversas comunidades apresentam excesso desses metais na água subterrânea e este estudo descreve remoção desses elementos químicos com implantação em escala piloto, na comunidade do Arara localizada no município do Careiro-AM, de um filtro artesanal confeccionado, principalmente, a partir de tubos e conexões de PVC e utilizando zeólita como meio filtrante, que integra o conjunto denominado de Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água (Salta-z). Essa solução de tratamento da água precedida de oxidação química por cloro e precipitação antes da filtração, se mostrou muito eficiente na remoção desses metais em excesso tornando a água potável e em conformidade com a Legislação que trata do controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano.

Introdução

Diversas localidades Amazônicas apresentam águas subterrâneas com elevados teores de ferro (Fe) e manganês (Mn), inviabilizando a utilização no abastecimento público sem o tratamento específico. Existem várias técnicas, equipamentos e produtos desenvolvidos para a remoção desses metais na água e este trabalho descreve a utilização de um filtro confeccionado, artesanalmente, com tubos e conexões de PVC e leito filtrante a base de zeólita, implantado em escala piloto em uma comunidade na Amazônia, integrando uma solução alternativa coletiva simplificada de tratamento de água denominada de Salta-z, num estudo de caso para remoção de ferro e manganês da água subterrânea destinada ao consumo humano.

Autor: Rainier Pedraça de Azevedo.baixe-aqui

Últimas Notícias:
Concessão Saneamento Itaú de Minas

Concessão do saneamento de Itaú de Minas já tem interessadas

Pelo menos duas empresas de saneamento do setor privado manifestaram interesse na concessão do serviço em Itaú de Minas, no Sul do Estado, durante a etapa de consulta pública, concluída em 21 de janeiro deste ano. As empresas são a Cristalina Saneamento e a Orbis Ambiental, que também disputou a licitação do serviço em Alpinópolis, cidade da mesma região e de tamanho similar a Itaú.

Leia mais »
Serviços de Coleta de Lixo

Mais de 90% dos brasileiros contam com serviço de coleta de lixo

Os serviços de coleta de lixo, direta ou indireta, beneficiavam 90,9% dos brasileiros em 2022, segundo dados do Censo 2022 divulgados na sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa mostra que 82,5% dos moradores têm seus resíduos sólidos coletados diretamente no domicílio por serviços de limpeza.

Leia mais »
Risco Ambiental Fármacos Esgoto

Avaliação de risco ambiental de fármacos e desreguladores endócrinos presentes no esgoto sanitário brasileiro

Este estudo investigou a ocorrência, remoção e impacto na biota aquática de 19 contaminantes de preocupação emergente (CEC) comumente reportados no esgoto brasileiro bruto e/ou tratado. Para 14 CEC (E1, E2, EE2, GEN, DCF, PCT, BPA, IBU, NPX, CAF, TMP, SMX, CIP, LEV), sua presença em esgoto tratado apresentou um alto risco ambiental em pelo menos 2 dos 6 cenários de diluição considerados.

Leia mais »