saneamento basico

Fossa Séptica Biodigestora

Como Montar?

Saiba como montar um sistema inovador de esgoto sanitário

As Fossas Sépticas Biodigestoras são uma excelente alternativa de Saneamento Básico na Área Rural e podem contribuir para o Desenvolvimento Local. Afinal, o sistema biodigestor tem tripla função:

  1. Previne contra doenças
  2. Protege o lençol freático (água do poço)
  3. Produz adubo orgânico de qualidade.

Entretanto, é indispensável a efetiva participação e o sincero interesse das comunidades. Também precisa ser um instrumento de política pública de apoio ao agricultor familiar. No campo, a vida vai agradecer.

[download id=”253933″ template=”Como Montar “]

Desde o início desta década, as Fossas Sépticas Biodigestoras estão modificando a qualidade de vida de milhares de famílias que vivem na área rural do País. É uma solução desenvolvida pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), na unidade de Instrumentação Agropecuária, no município de São Carlos, em São Paulo. Em 2003, a experiência ganhou mais divulgação e reconhecimento ao conquistar o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. O investimento da Fundação foi de 1,8 milhão para a implantação de 1.200 unidades em dez municípios dos estados de Goiás e Minas Gerais, além de cidades do Distrito Federal. Já a Embrapa calcula ter atendido 5.000 famílias em vários pontos do País.

Outros produtores em diferentes localidades adotaram a Tecnologia Social, por vontade própria ou com apoio de organizações coletivas ou públicas. Já não se sabe quantas unidades foram implantadas pelo Brasil, com benefícios para a saúde dos camponeses, a subsistência das famílias e para diminuir os custos da produção e elevar a renda dos trabalhadores rurais. Mas, na verdade, é preciso fazer muito mais para melhorar o cotidiano da grande maioria da população do campo, onde apenas 10% dos habitantes têm acesso a saneamento básico, com a destinação correta dos dejetos humanos.

Autor: Fundação Banco Do Brasil.

fossa-septica

Últimas Notícias: