saneamento basico

Análise das condições de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos no estado do Pará

Resumo

A presente pesquisa visa contribuir com informações acerca do gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos (RSU) nos municípios do estado do Pará. A metodologia foi realizada a partir de revisões bibliográficas sobreo tema e coleta de dados disponíveis em bases de instituições. Observou-se que a maioria dos municípios não possui plano municipal para o gerenciamento dos RSU, diante dessa problemática é necessário ações concretas e a responsabilidade política de todos os envolvidos para enfrentá-la.

Introdução

O desenvolvimento de um país está diretamente relacionado ao aumento do consumo energético e, consequentemente, ao crescimento da geração de lixo urbano por habitante (JARDIM E WELLS, 1995). Com isso, houve nos últimos anos um crescimento considerável nos estudos e análises acerca dos resíduos sólidos urbanos, principalmente, na interação entre sociedade e natureza.

A quantidade de resíduos gerados em um país está relacionada à evolução de sua população, ao nível de urbanização e ao poder de compra de seus habitantes, entre outros fatores. De acordo com a Abrelpe (2018), houve no Brasil crescimento de 0,82% na geração total e de 0,39% na geração percapta de RSU em 2018, em comparação ao ano de 2017. A mesma fonte cita que no ano de 2018, a população brasileira, produziu 79 milhões de toneladas, sendo que somente 72,7 milhões de toneladas foram coletadas, deixando cerca de 6,3 milhões de toneladas de resíduos sem coleta. Do total coletado apenas 59,5% foram destinados a aterros sanitários, acarretando uma grande margem de RSU em destinação inadequada, em lixões ou aterros controlados.

Autores: Andrey da Costa Gonçalves; Jayron Alves Ribeiro Junior; Horácio Lima da Silva; Thainá Maria da Costa Oliveira; Junior Hiroyuki Ishihara; Gilbt da Silva Alexandre; André Luis Silva Bernardo e Gislayne Messias Fernandes Alves.

Artigo Completo

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »