saneamento basico
Governo Crise Hídrica Rondônia

Governo investe em obras para minimizar impactos da crise hídrica em Rondônia

Governo Crise Hídrica Rondônia

O governo de Rondônia tem investido em melhorias e ampliação na rede de abastecimento de água nos municípios e distritos do estado. Sob a gestão e fiscalização da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), as obras são financiadas por recursos federais, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com contrapartida do governo estadual.

Em Porto Velho foram implantados mais de 203 quilômetros de rede de tubulação, com a meta de alcançar 245 quilômetros e realizar cerca de 5.030 novas ligações domiciliares.

Portanto além disso, está em fase final a construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), que terá capacidade para tratar 1.000 litros por segundo. Então posteriormente, a Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd) assumirá a operação da estação, permitindo que a Seosp inicie a reforma da ETA já existente, que tem capacidade de 600 litros por segundo.

LEIA TAMBÉM: Metas do marco de saneamento estão indo para o ralo

Em suma com as duas ETAs operando juntas, a vazão será de 1.600 litros por segundo. O que promete melhorar, significativamente, a distribuição de água tratada e saúde pública na região.

Investimentos

Contudo as obras no Sistema de Abastecimento de Água, em Ji-Paraná marcam cerca de 52,00% de execução, com previsão de conclusão, ainda este ano. Além disso, a setorização do sistema, que inclui o assentamento da rede, já está 90% concluída.

Mas no município de Jaru foi entregue uma nova ETA, que tem capacidade para 60 litros por segundo e conta com tecnologia avançada. Em suma incluindo decantadores, filtros, floculadores e medidores de vazão. Serão realizadas 3.080 novas ligações de água, beneficiando diretamente os moradores da região.

LEIA TAMBÉM: 35º Encontro Técnico AESabesp: com foco nas mudanças climáticas, mesas redondas e painéis trarão discussões sobre tendências e inovações do saneamento

União Bandeirantes, distrito de Porto Velho, também foi beneficiado com a implantação de uma nova Estação de Tratamento de Água. Com capacidade para 30 litros por segundo. O projeto incluiu a construção de um reservatório semienterrado e a instalação de mais de 40.000 metros de rede de distribuição. Além de 1.050 novas ligações domiciliares.

Fonte: PV.

Últimas Notícias: