saneamento basico

Hidromapas – sistema de informações geográficas dos mananciais da RMSP

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar a página HidroMapas, uma ferramenta de visualização em tempo real de informações geográficas e hidrológicas, que se tornou fundamental para o monitoramento e a gestão eficientes dos mananciais que compõem o sistema de abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo. Tal ferramenta é parte integrante do SSD – Sistema de Suporte à Decisão – da Sabesp.

Introdução

O processo de gerenciamento de Recursos Hídricos tem como pilar estrutural a coleta de dados e a viabilidade do tratamento destes dados, o que permite sua análise e desta forma a obtenção das informações necessárias ao processo decisório. O acesso aos dados brutos por si só não é capaz de produzir informações que direcionem a tomada de decisão, pois essa deve ser baseada na análise e tratamentos dos dados de forma que produzam as informações necessárias, estes ambientes são chamados de Sistemas de Suporte a Decisão SSD. Os SSDs podem atender a diversos níveis de organização como o gerenciamento, planejamento e também operação. Os sistemas de apoio à decisão podem ser informatizados onde os dados neles inseridos podem ser tratados através de modelos de simulação e otimização, análises de índices e indicadores, definições de critérios de alertas entre outros. Os SSDs caracterizam-se por apresentar os dados e análises em interfaces de fácil acesso e interpretação.

Clarke (1995) define Sistema de Informações Geográficas (SIG) como um sistema uma ferramenta computadorizada utilizada para capturar, armazenar, processar, analisar e exibir dados e informações espaciais. Assim, SIG é um sistema composto por hardwares e softwares capaz de armazenar bancos de dados e modelos, manipular as informações e apresentá-las em uma interface gráfica de maneira clara e objetiva, de acordo com as necessidades e especificidades de cada usuário. SIGs são importantes instrumentos de gestão na medida em que possibilitam uma fácil e rápida análise de informações através de uma interface gráfica que representa espaços e dados conforme o interesse das partes envolvidas.

As informações sobre recursos hídricos e meio ambiente são inerentemente geográficas e exigem as melhores técnicas para sua caracterização e manejo. Assim, os conceitos de SIG têm sido amplamente utilizados para o planejamento e gestão de recursos hídricos, alterando a maneira com que essas atividades vêm sendo conduzidas ao longo dos anos (Jonhson, 2009). Em cenários globalizados que demandam uma capacidade de tomada de decisões de maneira rápida e eficaz, tais ferramentas se mostram fundamentais para o sucesso na gestão de grandes estruturas.

Ao longo do desenvolvimento da terceira versão do Sistema de Suporte a Decisão – SSD, da Sabesp, a equipe de Controle e Monitoramento de Mananciais (CCM) se deparou com a necessidade de poder observar em uma única tela informações de precipitação, nível e vazão, provenientes da rede telemétrica e do radar meteorológico do Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (SAISP). Tal aglomerado de informações, que posteriormente deu origem à ferramenta HidroMapas, permitiu um melhor acompanhamento da aproximação, ocorrência e intensidade dos eventos, dando maiores subsídios para a gestão dos mananciais que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

Autores: Giovana Bevilacqua Frota; João Félix de Luca Lino; Carla Voltarelli Franco da Silva; Pedro Ludovicco Bozzini e Rafael Miranda.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »