saneamento basico

Comparativo de implantação de linhas sobre pressão para sistemas de infraestrutura hidráulica

Resumo

Este documento apresenta os comparativos entre os custos dos materiais utilizados em diferentes projeções para implantação de linhas sobre pressão utilizadas em redes de abastecimento, adutoras, sub adutoras ou linhas de recalque. O objetivo do mesmo é apresentar a diferença dos custos para uma mesma obra variando o tipo de tubulação, diâmetro, profundidade, escoramento e fundação, a fim de encontrar o material mais econômico quando a eficiência entre eles for a mesma.

Introdução

Em função de várias discussões no desenvolvimento de trabalhos e projetos junto a clientes e empresas parceiras sobre os custos de implantação, envolvendo material, mão de obra e execução de serviços para linhas sob pressão, buscou-se neste estudo realizar o comparativo de orçamento, em traçado real de projeto dos custos das obras com variação de algumas condicionantes de maior significado para o valor final da obra.

Os materiais escolhidos são os de uso corriqueiro nas obras; e as variáveis condicionantes, de mesma forma, buscam cobrir os aspectos mais gerais dos projetos. Desta forma apresentar os resultados obtidos para implantação de linha de tubulação com os materiais PVC-O, DEFOFO, FOFO e PEAD.

Autores: Carlos Fernando Rioli Duarte de Souza; Israel Sergio de Oliveira Junior e Karen Faria Silva.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Concessão Saneamento Itaú de Minas

Concessão do saneamento de Itaú de Minas já tem interessadas

Pelo menos duas empresas de saneamento do setor privado manifestaram interesse na concessão do serviço em Itaú de Minas, no Sul do Estado, durante a etapa de consulta pública, concluída em 21 de janeiro deste ano. As empresas são a Cristalina Saneamento e a Orbis Ambiental, que também disputou a licitação do serviço em Alpinópolis, cidade da mesma região e de tamanho similar a Itaú.

Leia mais »
Serviços de Coleta de Lixo

Mais de 90% dos brasileiros contam com serviço de coleta de lixo

Os serviços de coleta de lixo, direta ou indireta, beneficiavam 90,9% dos brasileiros em 2022, segundo dados do Censo 2022 divulgados na sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa mostra que 82,5% dos moradores têm seus resíduos sólidos coletados diretamente no domicílio por serviços de limpeza.

Leia mais »
Risco Ambiental Fármacos Esgoto

Avaliação de risco ambiental de fármacos e desreguladores endócrinos presentes no esgoto sanitário brasileiro

Este estudo investigou a ocorrência, remoção e impacto na biota aquática de 19 contaminantes de preocupação emergente (CEC) comumente reportados no esgoto brasileiro bruto e/ou tratado. Para 14 CEC (E1, E2, EE2, GEN, DCF, PCT, BPA, IBU, NPX, CAF, TMP, SMX, CIP, LEV), sua presença em esgoto tratado apresentou um alto risco ambiental em pelo menos 2 dos 6 cenários de diluição considerados.

Leia mais »