saneamento basico
Plano de Saneamento Concessão de Esgoto

Indicadores e saneamento básico no município de Campinas

Saneamento Básico em Campinas

Resumo

O acesso à água e ao saneamento básico para a garantia de uma vida digna deveria ser reconhecido como um direito de todos os cidadãos.

No que tange às condições do saneamento básico do município, o monitoramento dos indicadores pode contribuir para subsidiar as tomadas de decisões da gestão pública.

Então o objetivo deste artigo é analisar o acesso aos serviços de saneamento básico a partir de indicadores no contexto do município de Campinas.

Portanto o método é exploratório com abordagem qualitativa.

As ações públicas para o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário em Campinas têm se tornado gradativamente mais abrangentes.

Redundando nas tentativas de universalização e ações efetivadas de forma apropriada à saúde pública.

Saneamento Básico em Campinas

Ademais a análise de indicadores de boa cobertura e representativos frente à realidade estudada é fundamental para apontar a condição do saneamento básico, tendo como referência o Plano Nacional de Saneamento Básico do governo federal e o Plano municipal de saneamento básico de Campinas.

A trajetória do avanço da infraestrutura e cobertura dos serviços de saneamento básico do município fortalece-se à medida que se intensificam os estudos da capacidade hídrica, projeção populacional e crescimento econômico, estimativa de uso e ocupação do solo.

Em conclusão os investimentos em sistemas de água e estações de tratamento de esgoto no município contribuíram para melhorar a qualidade dos serviços.

Autores: Cibele Roberta Sugahara; Walef Pena Guedes e Denise Helena Lombardo Ferreira.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »